Campanha busca cadastrar voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea

    0
    243

    Na próxima semana será realizada em Mato Grosso a “Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea”, criada por meio da Lei 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho. Em razão disso, entidades preparam mobilização em prol dos cadastros de possíveis doadores. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do MT-Hemocentro, sob a direção de Gian Carla e uma equipe capacitada para receber os voluntários. Devido à pandemia, as atividades serão online, entre os dias 24 e 31 de maio.

    De acordo com os dados do MT-Hemocentro, até o dia 17 de maio, em todo o Brasil, o número de cadastros era de 5.338.344. Em Mato Grosso, quando a lei foi sancionada, em 2012, eram apenas 12.353. Desse total, 10.106 foram coletas externas, ou seja, que foram acompanhadas pelo Hemocentro, porém, não foram feitos na sede. Atualmente o número de cadastros aptos no estado é de 67.026. Os números aumentaram mas, segundo o autor da lei, o quantitativo pode aumentar ainda mais conforme a população for sistematicamente conscientizada.

    “Durante esses anos de campanha vimos depoimentos que nos alegram e nos enchem de esperança. Pessoas que, por meio do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), conseguiram um doador ou, como é o caso extraordinário do nosso amigo Robson Trindade, que teve a alegria de ter cinco pessoas compatíveis com ele. Estamos trabalhando junto com o MT-Hemocentro com o apoio do Instituto Nacional do Câncer para colocar em prática a descentralização dos cadastros, desse modo, a população terá acesso ao cadastramento nas regiões polo do estado. Quanto mais cadastros, maior é a variedade genotípica e a chance de doadores aptos”, explicou Nininho.

    A diretora do MT-Hemocentro destaca que a qualquer época do ano os voluntários podem procurar a unidade para saber mais sobre o assunto. “O cadastro é muito simples e leva apenas alguns minutos, o mais importante é estar ciente e disposto a efetivar o transplante caso seja contactado e tudo esteja dentro dos parâmetros exigidos para a doação. Outra situação muito importante é a doação de sangue, todas as pessoas em tratamento que aguardam pela Medula Óssea precisam de substância que somente o sangue pode fornecer”, pontuou Gian Carla.

    Para saber mais sobre o cadastro no REDOME entre em contato com o MT-Hemocentro pelo número 65 3623 00 44 (ramal 222) ou pelo disque-saúde 136, o horário de funcionamento é das 7h30 às 17 horas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui