Extensão do Google Chrome promete mais transparência em anúncios

    0
    276

    ZDnet

    O Ads Transparency Spotlight, disponível em alfa para testes no Chrome, fornece número de anúncios presentes em uma página que o usuário está acessando, motivos para o anúncio ser exibido, lista de entidades com anúncios na página e dados demográficos, de interesses, remarketing e localização — dados utilizados para personalização de anúncios digitais, a forma de mídia mais rentável atualmente. Além disso, o complemento conta com links para a política de cada empresa anunciante, mostrando o que é coletado e armazenado por ela.

    O ponto chave da extensão é realmente ser mais transparente sobre o uso de dados de navegação para que o usuário tenha conhecimento de quais empresas estão acompanhando sua navegação.

    A iniciativa do Google em disponibilizar esta extensão é de atender às exigências da União Europeia sobre a transparência na internet e introduzir tecnologias que bloqueiam anúncios ruins e promover — sem prejudicar empresas que contam com a receita de anúncios para se manterem ativas — os anunciantes que respeitam o consenso sobre uso de dados de usuários.

    Ainda em fase inicial de testes, o Ads Transparency Spotlight já pode ser instalado no navegador. Neste guia te explicamos como instalar e utilizar a extensão.

    Como usar o Ads Transparency Spotlight no Google Chrome
    1. Realize o instalação da extensão disponível na Chrome Web Store.

    2. Confirme que quer adicionar a extensão ao navegador.

    3. Abra um site que você queira verificar informações sobre anúncios e clique no ícone da extensão do lado direita da tela.

    4. Ao rolar a página da extensão, você poderá visualizar informações sobre anúncios na página, como número de anúncios e motivos para você estar recebendo estes anúncios.

    Nesta fase de testes, a extensão só mostra informações sobre anúncios comprados via Google Ads que já implementaram divulgação de dados pelo Ads Transparency Spotlight, mas a expectativa é que seja disponibilizada em outras plataformas no próximo ano.

    Além disso, a empresa também anunciou que está desenvolvendo a API Trust Token para solucionar problemas relacionados a cookies de terceiros, onde um token criptográfico será gerado para que sites possam distinguir uma transação real de uma realizada por um bot.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui