Governo Federal realiza 2º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica

    0
    272

    Evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Universidade Estadual Paulista será realizado de forma virtual e presencial entre os dias 15 e 18, as inscrições são gratuitas. Participe!

    Começa na terça-feira (15) o 2º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica MCTI. O evento do Governo Federal é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo do seminário é promover a divulgação e Popularização da Ciência apresentado projetos e programas educativos nas áreas de Astronomia e Astronáutica. Ao longo dos quatros dias de evento estão previstas mais de 40 palestras de especialistas do Brasil e de outras seis nações: Áustria, Estados Unidos, Índia, País de Gales, Portugal e Quênia. As inscrições são gratuitas e todos os inscritos receberão posteriormente um certificado de participação.

    Assim como ocorre em outros países, as políticas de divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) são consideradas fundamentais nas políticas públicas brasileiras e essenciais para a formação de uma cultura científica, que deve ser estimulada desde a infância. Tais políticas públicas colaboram no processo de conscientização da sociedade quanto ao papel fundamental da ciência no desenvolvimento humano e sustentável, e buscam despertar o interesse pela pesquisa e desenvolvimento em CT&I, notadamente entre os mais jovens.

    No MCTI o evento é coordenado pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC). O seminário terá painéis e oficinas com atividades para os participantes. O evento terá tradução simultânea e também libras com transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube (youtube.com/mcti).

    O seminário segue até a sexta-feira (18) com palestras online de mestres e doutores renomados no mundo da ciência como por exemplo o fundador e diretor do IASC – International Astronomical Search Collaboration, Dr. Patrick Miller, responsável pelo Programa Caça-Asteroides que possui parceria com a NASA, o pesquisador líder para novas missões espaciais no Goddard Space Flight Center da NASA, Eliad Peretz; o executivo de Espaço Comercial da NASA e presidente da World Space Week Association, Dennis Stone; a cientista de Programas na Divisão de Ciência Planetária na sede da NASA, Kelly Fast e o astrofísico e Oficial de Ciência Cidadã da Diretoria de Missões Científicas da NASA, Marc Kuchnner. A ideia do II Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica MCTI não é apenas reunir profissionais que já atuam na área, mas estimular o debate, a reflexão e ampliação das fronteiras do conhecimento sobre o tema, especialmente entre professores e estudantes especialmente do Brasil.

    Para o diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras, o seminário vai possibilitar o compartilhamento de informações de divulgação científica do Brasil e do mundo. “ Depois do sucesso da primeira edição as expectativas para o evento deste ano são muito boas porque há um natural fascínio e encantamento nas áreas de Astronomia e Astronáutica. É fácil fisgar o interesse das pessoas com estes temas, o que estimula a qualidade do nosso cronograma, repleto de grandes nomes da divulgação científica nacional e internacional. É a partir desses eventos de promoção da ciênca que o MCTI consolida sua visão de longo prazo, estimulando o interesse científico nos nossos estudantes desde a mais tenra idade”, afirmou Lavouras.

    Sobre o I Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica MCTI,

    O evento ocorreu em junho de 2021 de modo virtual e reuniu mais de 40 palestras de especialistas, mestres e doutores renomados no mundo da ciência. Além de palestrantes brasileiros o evento teve a participação de especialistas de outras sete nações: Estados Unidos, Portugal, Índia, Quênia, Marrocos, Panamá e Áustria. Foram mais de 30 horas de seminários, oficinas e mesas redondas. Cerca de 3 mil pessoas de 19 países (Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, Bangladesh, Bolívia, Botsuana, Bulgária, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Índia, Itália, México, Moçambique, Portugal, Quênia, Rússia) se inscreveram para participar do evento que contabilizou mais de 22 mil visualizações nas redes sociais do MCTI.

    Serviço

    2º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica
    Data: 15 a 18 de março
    Local: Anfiteatro Guilherme Ferraz, “Guilhermão”, UNESP, Campus Bauru – Bauru (SP).
    Saiba mais em gov.br/mcti/siastro

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui