Junho Vermelho alerta para a importância da doação de sangue

    0
    502

    Bancos de sangue de instituições públicas e privadas da área da saúde realizam durante todo este mês a campanha Junho Vermelho, cujo objetivo busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e do voluntariado. No último dia 14 foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

    Dados do Ministério da Saúde apontam que no ano passado, em decorrência da pandemia da Covid-19, o número de doações reduziu 20% em comparação com o ano anterior. No Brasil, a taxa de doação voluntária da população era de 1,6%, no primeiro trimestre desse ano, dentro do padrão estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    A hematologista e hemoterapeuta do Hemosan, de Cuiabá, Paloma Borges dos Santos Valk, diz que a doação pode ser realizada com segurança, sem risco para os doadores, uma vez que são adotadas medidas de prevenção nas unidades de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus. A médica também faz um apelo para que as pessoas doem sangue.

    “A doação de sangue e um ato altruísta que ajuda a salvar diversas vidas. Pessoas com doenças graves, bebês que acabaram de nascer, pessoas acidentadas, são diversos os pacientes e doenças que podem precisar de transfusão”, salienta a especialista. O Hemosan é o banco de sangue que atende o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá.

    De acordo com a médica, qualquer pessoa está sujeita a precisar de uma transfusão de sangue com urgência, por isso a importância da doação e do voluntariado, para que os estoques estejam sempre abastecidos.

    “A transfusão das hemácias, plaquetas, plasma ou crioprecipitados podem ser muito importantes para o paciente que recebe. Por isso é essencial que aquela pessoa que preencha os critérios da doação e tenha um tempo disponível faça a doação”, enfatiza.

    Para doar

    Doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam do consentimento dos responsáveis), estar munidos de documento com foto e pesar mais de 50 quilos. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Também é preciso respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas e evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

    Para facilitar o atendimento aos doadores e evitar aglomerações, a médica sugere o agendamento prévio. O Hemosan recebe os doadores por agendamento, através do telefone (65) 3621-6667, das 7h30 às 17h30.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui