Primeiro módulo de memória RAM DDR5 com 512GB é feito pela Samsung

    0
    363

    Uma das principais novidades no mundo do hardware para computadores é o lançamento das primeiras memórias RAM com a tecnologia DDR5, que apresentam um grande avanço em velocidade e capacidade. Essa evolução é bastante evidente no novo pente de RAM da Samsung, que possui 512GB de capacidade, o dobro de velocidade e consumindo menos energia, se comparado a DDR4.

    Os avanços tecnológicos da empresa na área levaram a nova memória RAM de trabalhar em velocidades de 7.200 Mbps, alcançando um total de 57,6 GB/s de velocidade de transferência em um único canal. Mesmo com essas velocidades altíssimas, a Samsung afirma que o consumo energético do seu chip é 13% menor do que as tecnologias antecessoras.

    Um dos principais pontos para esse novo pente da Samsung é a introdução da tecnologia High-K Metal Gate (HKMG), ou dielétrico high-k, que ajuda a combater possíveis vazamentos de corrente. Essa novidade apresentada pela empresa é bastante importante, visto que, com os transistores ficando cada vez menores, os possíveis vazamentos se tornam ainda mais “perigosos”, podendo impossibilitar todo o funcionamento do hardware.


    Créditos: Divulgação Samsung

    Por isso, a gigante sul-coreana realizou a substituição do isolante que é usado em memórias atualmente pelo material de HKMG, viabilizando uma miniaturização e condensação de componentes, tornando possível uma maior densidade e performance. Essa mesma tecnologia não chega a ser uma novidade, a empresa já havia utilizado anteriormente nos seus módulos de memória em 2018, utilizados nas placas de vídeo Nvidia Quadro RTX.

     

     26/03/2021 às 17:45
    Notícia

    Samsung e Marvell criam novo SoC para melhorar redes 5G

    Novo chip traz melhorias de desempenho e de consumo de energia comparado a modelo atuais

     

    Continua após a publicidade
    Outro recursos importantíssimo para a construção desse pente de memória RAM é o TSV (through-silicon via, ou chamado de “via através do silício”) que permitiu que a empresa empilhasse múltiplos módulos, chegando a acumular até 8 camadas de  16GB de RAM, assim alcançando o total dos 512GB.

    Porém esse produto ainda não está disponível para o uso doméstico, atualmente apenas aplicações em supercomputação precisam de tanta capacidade de memória disponível, para realizar alguns processamentos em computação de larga escala, machine learning e inteligência artificial.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui