TSE faz parceria com site de buscas para combate a desinformação nas eleições

    0
    199

    G1 

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou nesta quinta-feira (1º) uma parceria com o Google para combater a desinformação nas eleições.

    Segundo o TSE, o site vai destacar em sua página de buscas o conteúdo oficial produzido pelo tribunal para as eleições municipais de 2020.

    O diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, afirmou que o objetivo é fornecer informações relevantes e confiáveis ao eleitor.

    “A busca é uma ferramenta simples, gratuita e aberta para checagem de todos”, disse.

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, disse que a parceria ajudará a “superar vicissitudes que têm marcado processos eleitorais em grande parte do mundo”.

    Segundo Barroso, outra preocupação é preservar a liberdade de expressão.

    “A liberdade de expressão é um componente da democracia para que as pessoas possam votar de maneira esclarecida estando expostas às múltiplas visões de mundo que se apresentam e participar do debate público de uma maneira esclarecida.”

    Como funciona
    Segundo o TSE, o site de buscas vai disponibilizar recursos em suas plataformas para ajudar os eleitores brasileiros a encontrarem conteúdos confiáveis e de utilidade pública elaborados pela Justiça Eleitoral.

    Uma das ferramentas é o painel “Como Votar”, que traz respostas no topo da busca para perguntas frequentes sobre o processo eleitoral além de detalhes sobre os cuidados sanitários indicados pelo tribunal para que o eleitor vote com segurança.

    Quando o eleitor pesquisar sobre “Como votar”, ele terá acesso direto a informações oficiais do TSE antes de qualquer outro resultado.

    Durante o período eleitoral, o Google também vai produzir e promover “lives” em parceria com o tribunal para ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em temas importantes como desinformação, protocolos sanitários para o dia da votação e mitos sobre o processo eleitoral.

    O site vai manter seus canais de comunicação abertos aos usuários, entre eles um suporte de reclamação para anúncios e denúncias de conteúdo falso.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui