Respiradores não têm data de entrega em MT

    0
    275

    NOTÍCIA MAX

    Os 50 ventiladores pulmonares adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) não têm data para chegar a Mato Grosso. A informação é do secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, durante live com os jornalistas na manhã desta sexta-feira (08).

    De acordo com Gilberto, o governo do Estado não conseguiu conciliação com a empresa Magnamed Tecnologia Médica, já que a mesma alega falta de capacidade de entrega porque fez um compromisso com a gestão acima da capacidade que poderia atender.

    “Pra nós foi uma informação desconhecida. E, agora não temos a afirmação da empresa se ela vai atender ou não. Porém, ela está sujeita a multas pelo não atendimento. Nosso interesse não é sair por aí aplicando penalidades nos fornecedores. Mas, sim receber aquilo que nós compramos que é um equipamento moderno e de ponta fabricado no país. Cada respirador, custa R$ 43 mil e vamos continuar tentando entrar no entendimento”, disse o secretário.

    Na manhã de quinta-feira (07), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão que determinou a entrega ao Estado de Mato Grosso de 50 ventiladores pulmonares. A determinação atinge direto a empresa Magnamed Tecnologia Médica, sob pena de multa diária de R$ 100 mil reais.

    O Poder Executivo havia requerido a suspensão do processo por três dias, argumentando que estava em contato com a empresa, buscando por uma conciliação.

    “Suspendo, contudo, os efeitos da decisão por meio da qual deferi a tutela de urgência, inclusive a incidência de multa diária por seu descumprimento, até que seja proferida nova decisão”, firmou Roberto Barroso.

    Balanço
    A SES-MT notificou, até a tarde desta quinta-feira, 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. A morte mais recente foi de um residente de Várzea Grande.

    Os casos confirmados estão em Cuiabá (162), Rondonópolis (53), Várzea Grande (24), Sinop (21), Tangará da Serra (13), Barra do Garças (13), Cáceres (12), Primavera do Leste (11), Nova Mutum (10), Lucas do Rio Verde (10), Jaciara (10), Mirassol D’Oeste (8), Sorriso (7), São José dos Quatro Marcos (6), Querência (5), Confresa (5), Chapada dos Guimarães (4), Peixoto de Azevedo (3), Jangada (3), Ipiranga do Norte (3), Curvelândia (3), Rio Branco (2), Poconé (2), Canarana (2), Aripuanã (2), Alta Floresta (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), São Pedro da Cipa (1), Rosário Oeste (1), Poxoréu (1), Pontes e Lacerda (1), Pontal do Araguaia (1), Nova Monte Verde (1), Nova Lacerda (1), Lambari D’Oeste (1), Conquista D’oeste (1), Campo Novo do Parecis (1) e residentes de outros Estados (12).

    Nas últimas 24 horas, surgiram 35 novas confirmações em Cuiabá (7), Rondonópolis (3), Várzea Grande (2), Barra do Garças (9), Cáceres (2), Nova Mutum (1), Lucas do Rio Verde (1), Jaciara (1), Sorriso (3), Chapada dos Guimarães (2), Jangada (1), Nova Lacerda (1) e residentes de outros Estados (2).

    Dos 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 111 estão em isolamento domiciliar e 258 estão recuperados. Há ainda 37 pacientes hospitalizados, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui