Samu retornará à gestão do Corpo de Bombeiros

    0
    330

    O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) retorna ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, de acordo com o Decreto nº 450, publicado no Diário Oficial do Estado, nesta segunda (13/04).

    A mudança visa a otimização do Atendimento Pré-hospitalar (APH) trazendo para a gestão do CBMMT a estrutura do Samu. Com isso, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) passa a atender as ocorrências, mas o número de atendimento permanece o mesmo (192).

    O atendimento móvel de urgência em Mato Grosso nasceu no Corpo de Bombeiros Militar, na Companhia de Urgência e Resgate de Acidentados (Cura). Com a implantação do Samu, com o treinamento dos bombeiros militares que as equipes foram habilitadas.

    O CBM já atua com resgate de urgência nas unidades do interior, em algumas cidades juntamente ao Samu.. A maior mudança que o decreto traz ocorre em Cuiabá e Várzea Grande, onde o serviço de Atendimento Pré Hospitalar Móvel era dissociado do CBMMT.

    Os profissionais de saúde continuam com a estrutura do Samu, assim como a regulação médica, que ocorrerá a partir do Ciosp. Para o Coronel BM Ricardo Bezerra Costa, Diretor de Operações da corporação, “é um avanço para o APH, uma vez que estamos fazendo a otimização de forças e agregando a tecnologia contida no Ciosp ao atendimento de APH. O CBM tem a experiência e a credibilidade que se soma à capacitação técnica das equipes de saúde”.

    “O serviço de Atendimento Pré-hospitalar é uma atividade constitucional da instituição, então a coordenação desse serviço público é uma estratégia desafiadora para o CBMMT, que beneficiará diretamente a população”, afirmou o coronel Vanderlei Bonoto, comandante adjunto do CBM e diretor operacional da instituição.

    O decreto aguarda a assinatura do termo de cooperação que irá definir o modo de operação. O processo de transição administrativa começa nesta terça-feira (14).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui