Venezuela: Sete pessoas morrem soterradas numa mina de ouro

    0
    297

    Nesta quinta-feira (23), a imprensa da Venezuela informou que sete pessoas morreram soterrados numa mina de ouro El Callao, no estado venezuelano de Bolívar (a 840 quilómetros a sudoeste de Caracas).

    Segundo o diário Correo del Caroní, as mortes, três homens e quatro mulheres, o incidente aconteceu na terça-feira, elevando para 56 o número de mineiros que morreram na sequência de deslizamentos de terra durante a extração de ouro, desde 2019.

    “Quando as autoridades chegaram ao local, já os familiares das vítimas tinham retirado os corpos e levado para o Centro Hospitalar Centinela Juan Germán Roscio”, explica o jornal.

    O diário adianta que, além das vítimas mortais, há registrado, nos últimos 18 meses, 167 mineiros que sofreram acidentes relacionados com deslizamentos de terra.

    Os mineiros têm ainda de enfrentar a “violência armada, dentro dos territórios das minas” venezuelanas, provocada por “grupos que disputam o controlo das jazidas”, além de que a maioria destes trabalhadores se sujeitam “a condições inseguras e sem proteção laboral”.

    “Há cada vez mais pessoas que procuram as jazidas de ouro para sobreviver à crise econômica na Venezuela, inclusive desde antes da pandemia de covid-19. Os mineiros procuram ouro para vender às companhias do Estado, que têm plena consciência do contexto em que o material é extraído”, afirma o Correo del Caroní.

    Em declarações ao jornal, a advogada de direitos laborais Jacqueline Ritcher refere que “o Estado venezuelano deve reparar os danos e assumir as indenizações correspondentes aos acidentes laborais e sancionar as empresas por terem trabalhadores executando tarefas em condições inseguras, independentemente de estarem ou não na folha de pagamentos”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui