Infectologista ensina forma correta de usar e higienizar a máscara

    0
    290

    Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Dr. Abdon Karhawi, que é especialista em infectologia e professor universitário, ensina a forma correta de utilizar e higienizar a máscara facial, como forma de prevenção ao coronavírus.

    Abdon é um dos médicos que orienta o Gabinete de Situação do Governo do Estado, criado para deliberar as medidas contra a pandemia em Mato Grosso.

    De acordo com ele, a máscara facial produzida em casa, com tecido comum, é uma ferramenta eficaz para conter a propagação do vírus. É importante lembrar que, a partir de maio, o uso de máscaras por toda a população será obrigatório. No momento, a obrigatoriedade se aplica às empresas.

    O especialista explicou que a pessoa contaminada, ao usar a máscara, impede que as gotículas de saliva contaminem o ambiente. Desta forma, se todos usarem máscara, as chances de contaminação diminuem de forma considerável.

    “O uso de máscaras é um ponto muito importante. Principalmente para evitar o contágio entre as pessoas quando estão na rua. Essas máscaras podem ser de pano, não há problema nisso, de tecido. O tecido mais utilizado é o de algodão. Pode pegar duas camadas de algodão, fazer a máscara e usar”, afirmou.

    Durante o uso, conforme o médico, o ideal é não mexer na parte da frente da máscara para ajeitá-la.

    “Se pegar por algum descuido, higienize imediatamente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Porque a parte da frente da máscara vai ficar com contaminação, caso o vírus esteja no ambiente. Então se você pegar na parte da frente e depois levar a mão ao rosto, pode dar problema”, pontuou.

    O infectologista afirmou que também é importante evitar colocar as mãos na parte da frente da máscara na hora de retirar ela do rosto.

    “Segure ela pelo elástico e ponha de molho em uma solução de hipoclorito de sódio, como a água sanitária. Depois de alguns minutos, pode lavar a máscara com água e sabão. Esses cuidados são fundamentais para diminuir o contágio. Fazendo isso, vocês salvam vidas”, ressaltou.

    Campanha

    O Governo do Estado lançou recentemente a campanha “Eu cuido de você. Você cuida de mim”, que visa incentivar a população a usar a máscara facial sempre que precisar sair de casa para ir na rua ou ao trabalho.

    Estão sendo feitas ações orientativas e entregas de milhares de máscaras à população, especialmente para as pessoas mais carentes. Já foram entregues 6 mil máscaras pelo Corpo de Bombeiros e a previsão é de entregar 50 mil até o final do mês.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui