Relatos de sintoma para descobrirem se pode ser Covid-19 lidera atendimento

    0
    284

    Há pouco mais de duas semanas a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde disponibilizou um número gratuito para a população tirar dúvidas acerca do coronavírus. Quatro profissionais da área da saúde respondem aos questionamentos da população de segunda a sexta- feira, das 8h às 17h (sem pausa para almoço) pelo número 0800-647-2242.

    Segundo a coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos, Cristiane Weiler, a população recebeu muito bem o serviço e tem ligado para sanar as mais variadas dúvidas. Entre os questionamentos mais comuns estão relatos de sintomas para descobrirem se pode ser COVID-19. “Percebemos nas ligações que a população está bastante assustada, com medo de pegar o vírus. Esse canal que abrimos para a população é muito importante, pois evita que as pessoas se dirijam às unidades de saúde sem necessidade”, comentou Cristiane.

    Outras informações bastante procuradas pela população no 0800 são relativas ao último decreto do prefeito, principalmente sobre estabelecimentos que têm permissão de abrir. “As atendentes têm conhecimento do decreto e conseguem responder aos questionamentos, apesar de não serem diretamente sobre o combate ao vírus. Elas são constantemente assessoradas pela gerente de Vigilância de Doenças e Agravos, Flávia Guimarães e também usam como fonte, além dos decretos municipais, informações do Ministério da Saúde e os boletins epidemiológicos do município”, explica Cristiane.

    Para Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, secretário Municipal de Saúde, este canal de contato direto com a população é de extrema importância para tranquilizar os cuiabanos. “Estamos vivendo um momento que esta geração nunca viveu antes. É tudo muito novo e é normal que as pessoas se sintam inseguras, principalmente em tempos de fake news. Por isso, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro instalamos esse 0800, para que a população possa se informar de forma oficial, sem ruídos na comunicação.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui