Vacina contra Covid-19 da Janssen pode aumentar risco de distúrbio neurológico raro, alerta FDA

    0
    262

    A agência reguladora sanitária norte-americana FDA (Administração de Alimentos e Medicamento, na sigla em português) deve lançar um alerta sobre a vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson contra a Covid-19. De acordo com relatórios, o imunizante da Janssen, braço farmacêutico da J&J, está associado ao aumento de casos de uma doença neurológica rara chamada síndrome de Guillain-Barré.

    A condição é extremamente rara, mas a vacina da Johnson & Johnson pode aumentar em até cinco vezes as chances de desenvolvimento da doença, de acordo com o “The New York Times”.

    Para mais de 12 milhões de doses da vacina administradas nos Estados Unidos, cerca de 100 novos casos de síndrome de Guillain-Barré foram identificados.

    A condição neurológica faz com que o próprio sistema imunológico de uma pessoa danifique os nervos, levando a danos musculares e, em casos raros, até paralisia e morte. A maioria das pessoas, no entanto, se recupera totalmente do quadro em um período que varia de semanas a alguns anos.

    De acordo com o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em português), a maioria dos casos ligados à vacina ocorreram em homens com 50 anos ou mais, com os sintomas geralmente aparecendo três semanas após a vacinação.

    O “The New York Times” afirma que um homem de 57 anos que já havia sofrido um ataque cardíaco e um derrame supostamente morreu da síndrome após receber a vacina da Johnson & Johnson.

    Fato surpreendente

    Não é apenas a vacina da Covid-19 que oferece riscos em relação à síndrome de Guillain-Barré. De acordo com o CDC, o desenvolvimento da doença parece ser um efeito colateral muito raro presente em quase qualquer infecção viral, incluindo vacinas contra a gripe, que chegam a causar até dois casos da síndrome para cada milhão de doses administradas.

    Em épocas convencionais, 0,001% da população norte-americana desenvolve a síndrome de Guillain-Barré por ano, segundo as estatísticas do CDC.

    Ao contrário das outras duas vacinas contra a Covid-19 aprovadas nos EUA – Pfizer e Moderna – o imunizante da Johnson & Johnson enfrentou problemas regulatórios significativos. Em 13 de abril, o governo federal recomendou uma pausa nas vacinações, enquanto as autoridades de saúde investigavam alguns raros problemas de coagulação do sangue relacionados à vacina. Depois de decidir que os benefícios da injeção superavam em muito o risco mínimo de complicações, os reguladores liberaram a medicação apenas dez dias depois.

    A pausa no início do ano levou a uma queda perceptível na confiança dos norte-americanos na vacina. As últimas más notícias, provavelmente, aumentarão o número de cidadãos que está hesitante sobre a imunização, uma vez que parte da população segue preocupada com os potenciais efeitos colaterais. Da mesma forma, a situação não é boa para as autoridades que estão preocupadas com a variante Delta, cepa que atualmente domina os Estados Unidos.

    Forbes

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui