Por maioria, STJ mantém internação de garota que matou amiga

    0
    370

    THAIZA ASSUNÇÃO

    A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, por maioria, habeas corpus que pedia a liberdade da adolescente de 15 anos que atirou e matou a amiga Isabele Guimarães Ramos. O crime ocorre em julho do ano passado, no Condomínio Alphaville, em Cuiabá.

    A decisão foi tomada durante julgamento na tarde desta terça-feira (14).

    A adolescente está internada no Complexo Pomeri, em Cuiabá, desde o dia 19 de janeiro, após ser condenada a 3 anos de internação por ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar.

    No HC, a defesa da adolescente pedia que o cumprimento da sentença só ocorresse após trânsito em julgado dos recursos.

    O julgamento do HC teve início na última terça-feira (7). Na ocasião, ministro relator Antonio Saldanha votou para manter a internação da menor. Já o ministro Sebastião Reis divergiu e votou pela soltura da adolescente.

    O julgamento, entretanto, foi adiado devido ao pedido de vistas do ministro Rogério Schietti.

    Nesta terça, Schietti decidiu acompanhar o relator.

    “Se nós aguardássemos o trânsito em julgado da sentença pelos tribunais superiores dificilmente nós teríamos o cumprimento de qualquer medida socioeducativa, porque até que isso fosse julgado, a adolescente já teria completado 21 anos e não faria mais sentido”, disse.

    Também acompanharam o relator os ministros Olindo Menezes e Laurita Vaz. O placar final foi de 4 a 1.

    O caso

    Isabele Ramos, então com 13 anos, morreu com um tiro no rosto dentro de um banheiro na casa da amiga.

    A tragédia aconteceu quando o pai da atiradora, o empresário Marcelo Cestari, pediu que a filha guardasse uma arma que foi trazida pelo genro, de 17 anos, no quarto principal no andar de cima.

    No caminho, porém, a garota desviou e seguiu em direção ao banheiro de seu quarto, ainda carregando a arma. Lá, ela encontrou Isabele, que acabou sendo atingida pelo disparo da arma.

    A Politec apontou que a adolescente estava com a arma apontada para o rosto da vítima, entre 20 a 30 centímetros de distância, e a 1,44 m de altura.

    Os pais da atiradora respondem um processo separado pelo caso. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por homicídio culposo, entrega de arma de fogo a pessoa menor, fraude processual e corrupção de menores.

    O ex-namorado dela foi condenado a prestar seis meses de serviços comunitários por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui