Com medo, população “toma” medicamento veterinário

    0
    278

    A ivermectina, um fármaco usado no tratamento de vários tipos de infestações por parasitas ‘sumiu’ de todas as prateleiras de farmácias de Cuiabá e Várzea Grande.

    O problema é que para além de infestação por piolhos, sarna, oncocercose, estrongiloidíase, tricuríase, ascaridíase e filaríase linfática, também existem muitas especulações médicas de que o produto também pode ser usado como a cura do novo coronavírus, a covid-19 e até mesmo para a prevenção.

    A informação foi checada pela equipe de reportagem do Notícia Max que ligou em algumas farmácias procurando pelo medicamento. Mesmo com a falta do produto, a população continua usando a ivermectina, mas agora, no desespero, ela é comprada nas agropecuárias, que nada mais é do que usada em animais.

    “Nós não indicamos. Teve um senhor que comprou e mandou devolver porque nós sempre perguntamos para que seria usado o medicamento. Ele disse que seria para a prevenção do coronavírus, então orientamos e ele devolveu”, disse o vendedor de uma agropecuária.

    Esta agropecuária, atende no mínimo por dia entre 70 a 80 ligações por dia de pessoas interessadas na compra pelo medicamento. ”90% das vendas é só da ivermectina animal. Produto agora é uma febre”, finalizou o vendedor.

    Balanço
    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (18.06), 8.166 casos confirmados por Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 295 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As 24 mortes mais recentes envolveram residentes de Pontes e Lacerda, Várzea Grande, Querência, Confresa, Campo Verde, Cuiabá, Sinop, Campos de Júlio, São Domingos do Maranhão, Primavera do Leste, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Barra do Garças.

    Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (2.159), Rondonópolis (692), Várzea Grande (668), Primavera do Leste (334), Sorriso (331), Tangará da Serra (293), Confresa (258), Lucas do Rio Verde (245), Sinop (230), Nova Mutum (204), Campo Verde (174), Pontes e Lacerda (160), Barra do Garças (133), Alta Floresta (109), Cáceres (102), Campo Novo do Parecis (95), Querência (83), Nossa Senhora do Livramento (79), Peixoto de Azevedo (76) e Sapezal (75).

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui