Confirmado primeiro caso da variante Delta da covid-19 entre cuiabanos

    0
    238

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) foi informada nesta terça-feira (21), sobre o primeiro caso da variante Delta do Coronavírus entre cuiabanos. O exame foi feito no o Instituto de Análises Clínicas (INAC) que emitiu diagnóstico positivo a um jovem de 15 anos. A j0vem já havia testado positivo para Covid-19 em março de 2021.

    O laboratório afirmou que já informou aos órgãos competentes os detalhes relacionados ao resultado positivo da paciente.

    O Inac informou que no dia 20 julho de 2021, realizou um novo exame RT-PCR no paciente para confirmação da Covid-19. Diante da reinfecção, foi feito um “Teste de Identificação das Variantes de Preocupação (VOCs) e da Variante P2 (VOI) de SARS-CoV-2”. A análise constatou a presença da variante Delta. Ainda de acordo com o INAC, a médica responsável pela paciente relatou que a jovem segue em isolamento e apresentou sintomas gripais leves, com dores no corpo e de cabeça.

    A SES-MT informou por nota que ainda não recebeu as amostras para validação do caso pelo Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT).

    “A Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT) aguardam o envio da amostra pela unidade laboratorial privada para a realização da metodologia de exame adequada às normas do Ministério da Saúde”, diz a nota.

    Variante Delta

    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante apresenta uma taxa de transmissibilidade elevada, sendo até 50% superior a B.1.1.7, a variante Alfa, detectada pela primeira vez no Reino Unido, devido a sua maior carga viral e capacidade de escape imunológico.  Segundo o diretor geral da organização, Tedros Adhanom, a variante já está presente em 98 países.

    No Brasil já foram registrados 169 casos, sendo confirmados nos Estados de Pernambuco, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

    Leia a íntegra da nota enviada pela SES-MT:

    “A Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT) aguardam o envio da amostra pela unidade laboratorial privada para a realização da metodologia de exame adequada às normas do Ministério da Saúde, que é o sequenciamento genético.

    Somente após a utilização da metodologia pelo laboratório referência do Ministério da Saúde é que o caso poderá ser confirmado ou descartado.”

    Por Esportes & Notícias

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui