sábado, abril 10, 2021
Home Destaque Em reunião com ministro do TCU, Maluf avança na implantação de governança...

Em reunião com ministro do TCU, Maluf avança na implantação de governança pública no TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) avançou nesta quarta-feira (10) nas tratativas para a implantação da governança pública no órgão de controle externo.

Em reunião com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, em Brasília, o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, afirmou que a implantação na Corte de Contas vai servir como embrião para que seja expandida para outras instituições.

Maluf explicou que a governança é uma forma de gestão eficiente, já desenvolvida na iniciativa privada e que é fundamental para os órgãos públicos implementarem.

“Estamos hoje dando os primeiros passos para a implantação da governança pública no TCE, que sirva de embrião e possa também avançar para os municípios, Governo, Assembleia Legislativa e todas as instituições. A governança pública é de suma importância para que possamos preparar o Estado para o crescimento e entrega para a sociedade do melhor produto”, afirmou Maluf.

O ministro elogiou a iniciativa do TCE-MT em buscar a implantação da governança pública. “Com uma boa governança, o Estado terá condições de se preparar para entrar futuramente na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que reúne países mais desenvolvidos do planeta. O Brasil está se encaminhando para isso e Mato Grosso tem que seguir na mesma toada, ou seja, estar na mesma capacidade que o Brasil tem hoje. Então, essa atitude do presidente do TCE-MT é de grande valia e estamos à disposição para trabalhar juntos”, afirmou.

O protagonismo assumido por Mato Grosso ao longo dos anos pode representar em mais avanços com a governança pública, na avaliação do ministro.

“Mato Grosso é líder no agronegócio, portanto, é um Estado que todo mundo está voltando a atenção. Conheço Mato Grosso desde os anos 80 e sei que está se transformando em um líder em nível nacional. Com boa governança, terá planejamento estratégico para 2030, 2040 e o TCE-MT também assume liderança em nível estadual. Quero cumprimentar o presidente Maluf por sua decisão, a sua atitude é muito importante para o futuro do Estado”, parabenizou o ministro Augusto Nardes.

A implantação da governança pública no TCE-MT contará com a participação e orientação do TCU. “Vamos nos incorporar nesse projeto, já implantamos no Brasil, no TCU e aos poucos vamos implantando em Estados que tem perspectiva de futuro muito grande, como Mato Grosso”, confirmou Nardes.

GOVERNANÇA

Governança Pública é definida pelo Decreto 9.203/2017 como o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. São princípios da governança pública: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments