Isolamento afasta Covid 19 das instituições que cuidam de idosos

    0
    246

    Com acesso restrito para visitas, as cinco instituições de longa permanência de idosos existentes em Cuiabá não registraram, até o momento, nenhum caso de contaminação pelo novo coronavírus. O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Individual e Coletiva da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, acompanha de perto a situação dos quase 200 idosos que estão nessas instituições.

    O promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone explica que na primeira quinzena de março o MPMT encaminhou notificação recomendatória, com as medidas de prevenção a serem adotadas, às cinco instituições. Na ocasião, foi estabelecido um prazo de 10 dias úteis para a adoção das providências.

    Entre as medidas sugeridas, a elaboração de um plano interno de trabalho aos profissionais que trabalham nas unidades, com orientações gerais sobre as precauções a serem adotadas com o propósito de reduzir o risco de contaminação ou transmissão de infecções respiratórias agudas, especialmente a Covid-19.


    Na Fundação Abrigo do Bom Jesus, por exemplo, o diretor José Gonçalves Duarte explica que vários funcionários que trabalham na instituição usam o transporte coletivo, eles disponibilizaram suportes para calçados que são usados pelos colaboradores no dia a dia, além de utilizarem o uniforme da Fundação. As doações que chegam também são entregues no portão de entrada da instituição.


    “O nosso funcionário vai até a portaria, pega a doação e volta. Não está sendo permitida a entrada de outras pessoas. Os idosos sentem muita falta das visitas, mas nesse momento de pandemia estamos seguindo à risca as orientações”, explicou o diretor.

    Com 69 idosos e uma folha mensal na ordem de R$ 80 mil, a Fundação Abrigo do Bom Jesus, segundo o diretor, vive basicamente de doações. “Além das doações que recebemos direto na instituição, as pessoas que quiserem ajudar temos duas contas-correntes, uma no Banco do Brasil (Ag 046-9, c/c 402059-6) e na Caixa Econômica (Ag 1918, c/c 172-2)”.


    Na notificação, o MPMT também recomendou a utilização de máscaras, a divulgação interna e intensificação das medidas de higiene dos funcionários e residentes; disponibilização de álcool em gel e de sabonete líquido nos principais pontos de circulação; manutenção dos ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas), sempre que possível; reforço dos procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência, bem como restrição ao uso de utensílios compartilhados como copos, xícaras, garrafas, etc.


    O acesso de funcionários com sintomas respiratórios também está sendo evitado. Hoje, na Fundação Abrigo do Bom Jesus, dos 48 funcionários, seis não estão exercendo as atividades porque possuem idades acima de 60 anos e foram dispensados. As outras instituições de longa permanência existentes em Cuiabá são: Casa de Repouso Shalom, Casannova Residencial Geriátrico, Home Senior Casa de Repouso para Idosos e Recanto Feliz Residencial para Idosos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui