Adaptação de carros para gás natural veicular deve ser feita por empresas legalizadas

    0
    409
    Com o aumento do preço dos combustíveis, uma das soluções encontradas pelos donos de automóveis foi a instalação do gás natural veicular (GNV), que gera uma economia significativa. De acordo com motoristas de aplicativos, o gasto mensal com etanol ou gasolina chega a R$ 1800 e, com o gás natural, o custo seria de R$ 650. Entretanto, é importante que o consumidor se atente a detalhes como se a empresa está apta e legalizada para adaptar o automóvel.

    “Acidentes podem ocorrer devido à má instalação de equipamentos feitos por empresas clandestinas. Estamos falando do cuidado com vidas, por isso nos preocupamos em atuar em operações do Ipem MT, em parceria com a Polícia Civil, para garantir a segurança da população”, comenta César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec).

    Na quinta-feira (29.04), o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem – MT), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apreendeu mercadorias irregulares e suspendeu a atividade da empresa LeGás, que estava instalando gás natural veicular (GNV) em um estacionamento de Várzea Grande ilegalmente, colocando em risco várias pessoas.

    O presidente da Empresa Mato-grossense de Gás (MT Gás), Rafael Reis, afirma que é de interesse do Estado que empresas venham se instalar e atender a demanda local, mas é preciso qualificação. “Mato Grosso está aberto para qualquer empresa que quiser fazer esses serviços, dando todo o apoio necessário. Porém, é preciso fazer de forma correta, com serviço qualificado, aprovação e alvará do Ipem MT e do Corpo de Bombeiros”.

    De acordo com o presidente do Ipem – MT, Bento Bezerra, um dos pontos que o consumidor deve se atentar na hora de procurar algum tipo de instalação é verificar no site do Ipem-MT (www.ipem.mt.gov.br) quais são as empresas cadastradas, assim como se atentar ao local onde será feita a conversão. “Em um primeiro momento, é feito a aprovação da documentação tanto dos funcionários como do dono da empresa. Depois, o técnico responsável irá fazer o teste, em que será avaliado se ele está apto para executar. Só depois a gente vai fazer a verificação do local, para a questão da segurança do consumidor e também de quem trabalha ali, ”

    “Não se pode fazer uma reforma de pneu em qualquer lugar, é preciso de um lugar com luz, por exemplo. No caso do “kit gás” é mais sério ainda, pois estamos falando de um produto com risco maior de combustão”, explica. “Nós vamos sempre lutar para a manutenção de empresas regulares e não vamos admitir, de forma alguma, empresas clandestinas que tragam perigo à população”, assegura.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos para capacitação de profissionais para trabalhar na instalação dos kits gás.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui