sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    Anvisa determina apreensão de autotestes de Covid-19 falsificados

    0
    276

    Após denúncias de autotestes contra a Covid-19 falsificados sendo vendidos pelas redes sociais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão dos exames sem autorização.

    Por ora, apenas quatro empresas possuem autorização para comercialização dos autotestes de Covid-19. Os produtos podem ser vendidos apenas em farmácias ou lojas de produtos médicos, seja presencial ou virtualmente.

    PUBLICIDADE

    Leia também!

    A denúncia foi realizada por uma das empresas que recebeu autorização da Anvisa para comercialização dos exames. Aparentemente, os produtos estavam sendo vendidos pelo WhatsApp, o que é proibido.

    PUBLICIDADE

    Oficialmente, as vendas dos autotestes se iniciaram no último sábado (5) e a Anvisa divulgou uma lista com as farmácias autorizadas a vender os produtos, assim como os que possuem autorização para serem comercializados.

    As empresas responsáveis pelos exames que podem ser realizados em casa afirmaram que os produtos estarão disponíveis no mercado com valor entre R$ 39 e R$ 70.

    PUBLICIDADE

    Foram realizados 72 pedidos de registros na Anvisa, no entanto, apenas quatro receberam autorização. Três testes utilizam o swab nasal, o famoso cotonete, para coleta da amostra e apenas um teste utiliza a saliva para análise.

    Autoteste
    Anvisa determina apreensão de autotestes de Covid-19 falsificados. Imagem: Clara Murcia/Shutterstock

    Ministério da Saúde já afirmou que deve comprar autotestes para distribuir para a população. O exame será uma nova ferramenta de triagem do Plano Nacional de Expansão da Testagem (PNE).

    PUBLICIDADE

    E apesar dos autotestes de Covid-19 permitirem que as pessoas realizem a testagem dentro de casa, é necessário procurar uma unidade de saúde ou teleatendimento caso o resultado seja positivo para que um profissional da saúde comprove o diagnóstico.

    Veículos elétricos da Volvo servirão como táxi e terão tecnologia de carregamento sem fio

    Carregamento sem fio

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui