Bibliotecárias da Secel concorrem à premiação de melhores profissionais da região Centro-Oeste

    0
    247

    A biblioteconomia de Mato Grosso ser destaque nacional com a atuação de profissionais da área. Quatro bibliotecárias do quadro de servidores da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) concorrem à Medalha Rubens Borba de Moraes de honra ao mérito bibliotecário.

    Carine Machado da Silva, Elienes Maria Moreira, Edna Cespedes Pedraza e  Waldineia Ribeiro de Almeida atuam no desenvolvimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso e na gestão da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.  As servidoras concorrem na categoria Setor Público da região Centro-Oeste.

    Há mais de 30 anos, a premiação é conferida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região para reconhecer e destacar os melhores profissionais da área. A medalha homenageia Rubens Borba de Moraes, pioneiro da biblioteconomia no país e que foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna e diretor da biblioteca da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

    Um dos mais prestigiados prêmios do setor, a consagração é indicada aos melhores bibliotecários em exercício. Para isso, são levados em consideração o desempenho de suas funções, ações desenvolvidas, administração e resultados alcançados.

    “A ideia é que os profissionais sejam apontados por toda a comunidade que reconhece o trabalho e empenho em prol da profissão e da sociedade. É um prêmio considerado um Oscar para nossa categoria e essa homenagem é uma forma de valorizar a dedicação comprometimento do bibliotecário”, explica Waldineia Almeida, uma das concorrentes ao prêmio.

    O formulário de votação está aberto ao público até o dia 15 de março de 2021.  Link AQUI. Cada pessoa deverá indicar um nome da modalidade Setor Público e outro do Setor Privado. No total serão agraciados oito profissionais, contemplando os dois mais votados de cada Estado do Centro-Oeste mais os do Distrito Federal.

    Devido à pandemia, as medalhas folheadas a ouro serão enviadas aos vencedores via correios e a entrega simbólica será feita em evento online.

    Conheça as bibliotecárias de Mato Grosso – setor público:

    Carine Machado da Silva – CRB-1/2190

    Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carine é servidora pública desde 2008 e de 2016 em diante faz parte da equipe da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, vinculada à Secel. A profissional colaborou com o desenvolvimento de trabalhos na área arquivística, como a elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos da área fim do Estado.

    Atualmente, desempenha as atividades de processamento técnico, elaboração de documentos públicos, como o regulamento e a política de formação e desenvolvimento de coleções da biblioteca, atendimento ao público em visitas guiadas e em consulta ao acervo (pesquisas), além de participar de comissões e grupos de trabalho da pasta.

    Elienes Maria Moreira – Bibliotecária CRB-1/3080

    Graduada pelo Centro Universitário Cândido Rondon, Elienes atuou por 15 anos na Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, no Jardim Industriário, em Cuiabá. No local desenvolveu o projeto de implantação da biblioteca escolar, organizando o acervo e o empréstimo de livros a alunos e à comunidade local. Aos professores auxiliava nas pesquisas e desenvolvimento de projetos de contação de histórias para incentivar o gosto e o prazer da leitura.

    Atualmente é gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Além da gestão do aparelho cultural, a bibliotecária desenvolve contação de histórias para as crianças visitantes, acompanha visita guiada e colabora no desenvolvimento de ações que promovem o conhecimento acerca da acessibilidade e inclusão cultural da comunidade usuária do espaço.

    Edna Cespedes Pedraza- Bibliotecária CRB1 3257

    Graduada pelo Centro Universitário Cândido Rondon, Edna também atuou no projeto da Biblioteca Escolar da Escola Darcy Ribeiro. Além disso, trabalhou como bibliotecária na escola Professor Onofre de Oliveira, no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, por nove anos. Nesse período, auxiliava professores em pesquisas para desenvolvimento dos projetos escolares e desenvolveu projetos de contação de histórias.

    Desde 2018, faz parte da equipe da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, desempenhando funções no processamento técnico dos livros para sistematizar o acervo tornando-o acessível ao público. A profissional ainda realiza atendimento ao público em visitas monitoradas, consulta ao acervo e empréstimos.

    Waldineia Ribeiro de Almeida  – Bibliotecária CRB1 2979

    Graduada pela UFMT, Waldineia é ativista da biblioteconomia social. Atualmente responde pela coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP-MT). Na função desenvolve atividades de apoio e de revitalização das bibliotecas públicas do estado, sendo ainda formadora do programa de qualificação de agentes e oferece apoio ao serviço de seleção do acervo.

    A profissional é idealizadora do Projeto RevitaBibliotecasMT, orientadora e articuladora na construção de políticas estaduais de Livro e Biblioteca e já foi Conselheira do CRB-1 por duas gestões. No início da carreira atuou como Bibliotecária Júnior do Senai e hoje atua  principalmente nas áreas de bibliotecas escolares, bibliotecários mirins, mediação de leitura, projetos de leitura e arte na biblioteca escolar.

    A Biblioteca e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

    A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secel e integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBPMT).

    O SEBPMT é formado 154 bibliotecas públicas, sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias, localizadas em todos os municípios mato-grossenses.

    Serviço

    Votação para Medalha Rubens Borba de Moraes

    Prazo: 15 de março de 2021

    Acesso ao formulário de votação: AQUI

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui