Curso capacita estudantes e profissionais das artes para sonoplastia e trilha sonora de espetáculos

    0
    230

    Elementos indispensáveis para ampliar a experiência artística do público que assiste a um filme, show ou aprecia um espetáculo de artes cênicas, o som e a música são protagonistas do projeto “O Ouvido Pensante: o som contemporâneo e as transversalidades nas produções artísticas”. O curso online será realizado entre os dias 22 de março e 27 de abril e suas inscrições já estão abertas.

    Transitando por princípios da música e sons funcionais, o curso abordará ainda técnicas de trilha sonora, sonoplastia, composição, estética, canto e canções. No pacote, tem ainda conhecimento sobre processo criativo e os desafios e soluções técnicas para criação e execução de uma obra artística.

    O idealizador do projeto, Leonardo Djan, explica que os alunos serão conduzidos a um processo de reflexão da importância do som e música para uma obra artística. “Serão constantemente provocados a pensar, escutar, analisar, interpretar e debatê-los”.

    O curso é indicado a profissionais e estudantes de artes cênicas, cinema e música. Tem 12 aulas com 3 horas de duração cada e ocorre toda segunda e terça-feira, sempre às 18h30 (hora local e 19h30, de Brasília). As salas serão abertas na plataforma Zoom e para troca de material e experimentos artísticos será feita via Moodle.

    As inscrições, assim como o curso, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de março. Interessados devem acessar o site www.ouvidopensante.com.br.

    “As aulas são no formato discursivo, mas há tempo reservado para análise de peças e filmes, assim como debates e propostas de experimentos. Subsídios que utilizaremos para estimular o desenvolvimento da escuta e para interpretações que esse universo possibilita”, descreve Djan.

    Para compartilhar conhecimento, Djan, que é professor de Sonoplastia da MT Escola de Teatro, convidou ainda o compositor, pesquisador e professor doutor da UFMT, Roberto Victório e o regente especialista em Canto Coral, Jeferson Neves.

    “Quem se dedica a essa área, da produção musical para teatro, cinema e artes cênicas reconhece a carência de profissionais em Mato Grosso. E a pandemia, mesmo com todas as adversidades impostas ao setor cultural, revelou novas perspectivas. Daí a importância de investir em formação e capacitação”, destaca.

    Leonardo Djan ressalta que “o hibridismo e as transversalidades entre as áreas artísticas foram a válvula de escape e imprescindívelmente necessários para pesquisas, experimentos e porque não, à sobrevivência de toda uma classe artística nesses novos tempos”.

    O projeto “O Ouvido Pensante: o som contemporâneo e as transversalidades nas produções artísticas” foi selecionado no Edital MT Nascentes realizado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Conta ainda com apoio cultural para certificação, suporte e divulgação, da MT Escola de Teatro, Unemat, Grupo Cena Onze e SP Escola de Teatro.

    O secretário Beto Machado, que é músico, destaca a importância de projetos de formação durante um período tão crítico para a classe artística. “Com essa capacitação, os profissionais e estudantes se preparam para novas oportunidades. Com o conhecimento adquirido, ampliam a possibilidade de idealizar e atender projetos que vão garantir renda às suas famílias”.

    Os formadores

    Leonardo Djan é artista Docente de Sonoplastia na MT Escola de Teatro, produtor/diretor audiovisual, editor de áudio, vídeo e mixador. Fez música para Cinema e TV no Conservatório Brasileiro de Música- CBM- RJ e orquestração também no Conservatório Brasileiro de Música- CBM-RJ (incompleto). Compôs peças contemporâneas, trilhas musicais e como sound designer, produziu e trabalhou com gravações e mixagem em estúdio, curtas metragens, longas metragens, documentários, filmes institucionais e está em processo de criação da sonoplastia da peça Agulhas com estreia para maio de 2021.

    Roberto Victório é compositor, regente e professor e pesquisador da UFMT. Doutor em Etnomusicologia pela Uni-Rio. Mestre em Composição pela UFRJ. Membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Seu catálogo reúne mais de três centenas de obras executadas nos principais eventos de música contemporânea, recebendo trinta e um prêmios de composição no Brasil e no exterior. Tem 14 CDs gravados, sendo que dois premiados pela Tribuna da Unesco.

    Jefferson Neves é formado em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolveu inúmeros trabalhos no universo da música, foi fundador, diretor, maestro, arranjador, pianista e cantor dos coletivos Coro Experimental MT, Boca de Matilde, Alma de Gato e Mesa Pra 6. Além de ter atuado em grandes produções da Orquestra e Coral da UFMT, como cantor e solista da Ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart ou da Cantata Profana de Carl Orff, “Carmina Burana” e arranjador, orquestrador, cantor e regente em diversas temporadas de concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

    Serviço

    Ouvido Pensante: o som contemporâneo e as transversalidades nas produções artísticas

    Data do curso: entre os dias 22 de março e 27 de abril

    Público-alvo: Indicado para estudantes e profissionais da música, artes cênicas e cinema

    Inscrições: até 19 de março

    Formulário de inscrição: disponível em www.ouvidopensante.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui