Ex-prefeito de MT comandava esquema de revenda de terras públicas

    0
    252

    Gaspar Domingos Lazari, ex-prefeito de Confresa (1.160 km de Cuiabá), é acusado de comandar um esquema de revenda de terras públicas e lucrar com pelo menos 200 lotes que foram doados pela União para fins de regularização fundiária. A maioria dos lotes eram destinados a pessoas de baixa renda.

    Gaspar é investigado na Operação Usurpare da Polícia Federal (PF), que visa desarticular o esquema de fraudes na aquisição de imóveis rurais da União destinados à reforma agrária e de fraudes na aquisição de imóveis.

    Ao invés de fazer o que tinha sido determinado, o ex-prefeito alienava os lotes pelo preço de 5% do valor diretamente para uma empresa de titularidade da sua família.

    As investigações tiveram início em 2021 e revelaram que ele comprou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2018, um imóvel destinado à reforma agrária por R$ 24.527,36, parcelado em 17 (dezessete) vezes sem juros.

    Após dois meses de compra, Gaspar vendeu a propriedade para uma imobiliária no valor de R$ 8,4 milhões. Neste contexto, chamou a atenção o lucro astronômico do ex-prefeito, de aproximadamente 35.000%.

    Além do ex-prefeito, também são investigados dois servidores do Incra. Eles são suspeitos de terem colaborado com a operacionalização do ilícito.

    Se condenados, os investigados poderão ser sentenciados à pena de prisão de até 32 anos por corrupção passiva, corrupção ativa, estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui