Governador notifica a Globo por erro no cálculo do número de vacinados contra covid em MT

    0
    241

    O governador Mauro Mendes (DEM), disse nesta segunda-feira (27), que o Estado notificou a Rede Globo sobre a divulgação de informações equivocadas sobre a vacinação em Mato Grosso. Semana passada, a empresa havia divulgado que o estado estaria na última colocação em relação a aplicação de vacinas.

    A empresa de comunicação teria usado como base de cálculo para aferir a posição do estado no ranking de vacinação a quantidade de doses recebidas divida pelo contingente populacional e não pela quantidade de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de imunização.

    “Vocês tem que entender gente, que aquele cálculo que a Globo fez, eu até já notifiquei a Rede Globo sobre isso, é um cálculo equivocado que distorce a realidade. Porque os estados brasileiros não recebem vacinas de forma proporcional à sua população, eles recebem de acordo com a faixa etária de imunização. Um estado que tem como nós 3,5 milhões (de habitantes) não recebeu 1,6% de cada lote. Recebemos pela quantidade que tem no cadastro nacional do IBGE referente a população que seria vacinada”, explicou.

    “Então se vacinar todo mundo até os 60 anos e parar a vacinação, como exemplo, mato Grosso vai ficar lá atrás porque este cálculo está errado. Nos não recebemos vacinas de acordo com o total da população, mas de acordo com a faixa etária a ser imunizada”, completou.

    Mauro aproveitou para parabenizar as prefeituras que melhoraram o serviço de imunização ampliando o núemro de vacinados.

    “O estado passou a divulgar o ranking dos municípios em reação à vacinação e a população a cobrar das prefeituras de fazer a imunização, o que é o correto, e também de lançar no sistema SUS as informações para que sejam contabilizadas. Com isso houve um trabalho melhor de eficiência”, disse.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui