terça-feira, maio 18, 2021
HomeCovid-19Governador notifica a Globo por erro no cálculo do número de vacinados...

Governador notifica a Globo por erro no cálculo do número de vacinados contra covid em MT

O governador Mauro Mendes (DEM), disse nesta segunda-feira (27), que o Estado notificou a Rede Globo sobre a divulgação de informações equivocadas sobre a vacinação em Mato Grosso. Semana passada, a empresa havia divulgado que o estado estaria na última colocação em relação a aplicação de vacinas.

A empresa de comunicação teria usado como base de cálculo para aferir a posição do estado no ranking de vacinação a quantidade de doses recebidas divida pelo contingente populacional e não pela quantidade de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários de imunização.

“Vocês tem que entender gente, que aquele cálculo que a Globo fez, eu até já notifiquei a Rede Globo sobre isso, é um cálculo equivocado que distorce a realidade. Porque os estados brasileiros não recebem vacinas de forma proporcional à sua população, eles recebem de acordo com a faixa etária de imunização. Um estado que tem como nós 3,5 milhões (de habitantes) não recebeu 1,6% de cada lote. Recebemos pela quantidade que tem no cadastro nacional do IBGE referente a população que seria vacinada”, explicou.

“Então se vacinar todo mundo até os 60 anos e parar a vacinação, como exemplo, mato Grosso vai ficar lá atrás porque este cálculo está errado. Nos não recebemos vacinas de acordo com o total da população, mas de acordo com a faixa etária a ser imunizada”, completou.

Mauro aproveitou para parabenizar as prefeituras que melhoraram o serviço de imunização ampliando o núemro de vacinados.

“O estado passou a divulgar o ranking dos municípios em reação à vacinação e a população a cobrar das prefeituras de fazer a imunização, o que é o correto, e também de lançar no sistema SUS as informações para que sejam contabilizadas. Com isso houve um trabalho melhor de eficiência”, disse.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments