Mais de 369 mil eleitores já baixaram a versão digital do título

    0
    269

    O aplicativo e-Título, versão digital do título de eleitor, já foi baixado por 369.886 pessoas em Mato Grosso. Do total de 2.389.362 eleitores mato-grossenses, este número representa 15,44%. Em comparação com março de 2022, quando foi registrado o total de 308.065 pessoas com o título digital, houve aumento de 20% no número de downloads. Em todo o país, já são mais de 26 milhões de pessoas.

    Tendo o título na palma da mão, o eleitor tem acesso a diversos serviços. Entre eles, está a possibilidade de se inscrever para atuar como mesário voluntário. Esta função dá direito aos seguintes benefícios: Dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário; serviço prestado pode contar como horas complementares em cursos universitários de instituições que tenham parceria com a Justiça Eleitoral; isenção da taxa de inscrição em concursos estaduais de Mato Grosso; e pode contar como critério de desempate em concurso público, caso haja previsão no edital.

    Com o e-Título, o eleitor que fez o cadastro biométrico pode levar apenas o celular ou tablet no dia das eleições e abrir o aplicativo para votar. Já o eleitor que ainda não fez o cadastro da digital, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. Além disso, a ferramenta permite o acesso rápido e fácil às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como: zona eleitoral, local de votação, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. O eleitor pode ainda justificar o voto caso não esteja no domicílio eleitoral no dia da eleição, emitir guia de multa por ausência ao pleito, entre outras funcionalidades.

    Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o e-Título é uma forma de facilitar o acesso do cidadão às informações. “Nesta era digital, soluções como esta são essenciais para desburocratizar o processo, praticamente todas as pessoas têm acesso a um smartphone. Além de trazer comodidade ao eleitor, temos que destacar a redução do uso de papel, um dos objetivos da Justiça Eleitoral na área de sustentabilidade”.

     Nova versão

    O e-Título ganhou uma nova versão, a partir de maio de 2022. Uma das novidades implantadas é a opção “Cartório Lotado”, funcionalidade de controle do fluxo de acesso aos principais serviços. Por meio da opção, em caso de um grande número de solicitações, a pessoa entrará numa espécie de fila de espera e, quando tentar novamente acessar o serviço, terá preferência no atendimento.

    Outra inovação foi a adaptação das telas e a mudança de cores para cumprir as melhores práticas de acessibilidade. Um exemplo foi a mudança de cor da tela, que passou do verde para o azul, visando maior conforto às pessoas com algum tipo de deficiência visual, como o daltonismo. A versão apresenta, ainda, evolução na funcionalidade de notificações, que possibilita o registro histórico dos avisos recebidos pelo usuário.

    O app também possui uma seção de perguntas e respostas frequentes, para auxiliar a esclarecer dúvidas do eleitor, além de um tutorial de como utilizar o QR Code. O e-Título é gratuito e pode ser baixado em smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após o download, basta inserir os dados pessoais para acessar os dados cadastrais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui