Max Russi defende censo de crianças e jovens autistas: “Precisamos incentivar de programas de inclusão”

    0
    216

    O Projeto de Lei 37/2021 do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), que propõe a realização de censo para diagnóstico de crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA), matriculados nas escolas de Mato Grosso, foi aprovado pelo Parlamento nesta quarta-feira (12), em primeira votação. A intenção, conforme Russi, é incentivar a formatação de programas de inclusão, direcionados ao atendimento de autistas.

    O parlamentar explicou que a intenção é instituir a obrigatoriedade, por parte das escolas públicas e privadas, através do Programa Censo de Inclusão de Autistas, e informar o quantitativo às secretarias municipais de Educação e à Secretária Estadual de Educação (Seduc-MT).

    “Alimentar o banco de dados das secretarias é fundamental, para que as crianças e jovens autistas possam ser assistidas e assim possamos formatar ações de políticas púbicas, que possam prestar todo o auxílio necessário”, complementou.

    O presidente do Parlamento lembra ainda que, em 2012, foi promulgada a Lei Federal nº 12.764 “Lei Berenice Piana”, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

    “Essa é a saída para facilitar, bem como promover, uma capacitação mais qualificada dos profissionais da saúde, educadores e demais profissionais que atuam com autistas em nosso Estado”, reforçou o deputado.

    Quem avaliou positivamente a iniciativa do parlamentar, foi a presidente da Associação de Amigos do Autista do Estado de Mato Grosso (AMA), Kelly Viegas. “Este projeto é de suma importância, porque aí poderíamos saber realmente quantos autistas temos no Estado e pedir para que sejam implantadas políticas públicas, que realmente atendam aos nossos autistas. Estou muito feliz e sensibilizada pelo deputado ter esse olhar nossos autistas”, comemorou.

    A AMA foi fundada em 01 de julho de 2000 e busca garantir os direitos e inclusão dos autistas na sociedade, através de diversas ações desenvolvidas por colaboradores ou em parceria com outras entidades.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui