Mendes manda recado a Bolsonaro: “Trate clientes com respeito”

    0
    562

    MÍDIA NEWS:

    O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a condução do Governo Federal ao impasse nas exportações das carnes brasileiras para a China, que estão suspensas após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso.

    Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mendes disse que o Governo Federal precisa tratar seus clientes – os países compradores – com mais respeito.

     

    “Essa questão da China mostra o quanto nossas relações internacionais são importantes. Nós estamos no embargo dos chineses, causado inicialmente por dois casos atípicos e isso derrubou lá o preço e até agora não voltou”, disse.

    “Nossas relações internacionais têm que ser cordiais, sempre pautadas em interesses mútuos e recíprocos dos povos e das nações”, acrescentou.

    Mato Grosso é considerado o maior exportador de carne do País e a China é responsável por cerca de 60% das exportações, segundo um levantamento de agosto deste ano feito pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

    Desde o embargo, as exportações caíram. Em outubro, o Brasil exportou apenas 82,18 mil toneladas de carne bovina, o menor volume desde junho de 2018, quando uma greve de 10 dias dos caminheiros impediu que cargas saíssem dos frigoríficos e chegassem nos portos.

    “Fica um alerta para que todos nós governantes de todos os estados brasileiros e ao governo federal tratemos os nossos ‘clientes’ com devido respeito. Que cuidemos também do que afeta os interesses internacionais e dos consumidores que é a questão ambiental”, completou Mendes.

     

     

    Bolsonaro e a China

    A relação entre o Brasil e China desde o início da gestão do Governo Jair Bolsonaro não é das melhoras.

     

    A crise diplomática, no entanto, se intensificou no passado, quando por diversas vezes Bolsonaro sugeriu que o coronavírus, que causou uma pandemia, teria sido criado intencionalmente pelo governo chinês.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui