Ministério da Saúde muda orientação e pede que municípios garantam 2ª dose de vacinas

    0
    293

    O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, disse nesta terça-feira (27), que  a Capital garante a segunda dose da vacina para quem foi imunizado com a primeira. Nesta segunda-feira (26), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, orientou na comissão do Senado que discute medidas de combate à pandemia, que  os  municípios de todas as cidades brasileiras a “mudem de tática”  e não apliquem todas as doses enviadas porque existem dificuldades na entrega da CoronaVac.

    “Tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores e  prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as segundas doses para que se aplicassem e agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, alertou Queiroga em entrevista.
    O prefeito lembra que na Capital, foram espalhadas  informações falsas de que o município estaria estocando imunizantes.  “Há tempos venho alertando que é preciso garantir a 2ª dose,pois, quem tomou a primeira, é automaticamente dona da segunda. Não dá para aplicarmos todas as doses, e o que estou precavendo está ocorrendo em vários municípios que limitaram ou suspenderam a imunização por falta de doses para a segunda aplicação do imunizante”, citou o prefeito.
    Atualmente são cinco  pontos de vacinação instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Cuiabá.  São eles: estacionamento do Sesi Papa; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro de Eventos do Pantanal,  Sesc Balneário e estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). Até esta terça-feira (27) foram de 114.091 doses de imunizantes já foram aplicados na capital,  sendo 85.658  na primeira dose e  na segunda dose foram 28.433 vacinados.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui