Procura por testes de covid aumenta em mais de 50% em Cuiabá

    0
    229

    Redação

    A procura por testes gratuitos para covid-19 nas unidades de saúde até a última quarta-feira (13) já contabilizava um aumento de 50% em relação a todo o mês de dezembro. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a capital mato-grossense começou a ter uma alta expressiva de pessoas com o vírus. Essa alta começou a ser percebida após as festas de fim de ano, a princípio nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas Policlínicas, com o crescimento na demanda por atendimentos, e agora também nas unidades básicas de saúde.

    Em Cuiabá, é possível fazer a testagem em qualquer posto de saúde, porém, antes o paciente tem que passar por uma triagem. O coordenador de Ações de Saúde de Cuiabá, Marcel Lemos, explica que a pessoa chegando a UBS (Unidade Básica de Saúde), será feita a triagem, e de acordo com cada especificidade vai ser encaminhado para um tipo de exame.

    “Nós temos tanto testes de antígenos como testes PCR, que é o padrão ouro. O PCR utilizamos mais em casos de comunicantes, quando a pessoa teve contato com alguém, e aí sim, se ele está assintomático é indicado fazer coleta com PCR-RT”, afirmou.

    A SMS aponta que a procura pelos testes aumentou significativamente nessas primeiras semanas de 2022, sendo que em dezembro foram feitos 1.578 testes rápidos, e na primeira semana de janeiro já foram mais de 2.300.

    Com o aumento dos casos, a prefeitura da capital também ampliou o horário de atendimento das unidades básicas de saúde, que passam a funcionar das 7h às 17h, sem parada para almoço.

    Foi decretada ainda a suspensão temporária de cirurgias eletivas. São feitas apenas procedimentos de emergência.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui