Projeto capacita reeducandos para atuarem como agentes de saúde

    0
    169

    O Projeto Promotores de Saúde tem por finalidade a implantação dos agentes promotores de saúde dentro do sistema penitenciário. Desde que foi implantado, mais de 30 reeducandos foram capacitados no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC)

    O projeto é baseado em uma política pública (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional), uma política entre Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça.

    O Promotores de Saúde tem como principais objetivos contribuir para o controle e redução dos agravos mais frequentes que acometem a população penitenciária e proporcionar o estabelecimento de uma ponte de ligação entre a equipe de saúde e os reeducandos.

    “Esse projeto consiste na capacitação de alguns reeducandos para função de agentes promotores de saúde, onde eles captam informações sobre o estado de saúde de alguns presos, sentimentos desses presos, se eles estão sentindo alguma dor, em alguma situação de saúde eles nos trazem essa demanda”, afirma a enfermeira Luma Natalia, uma das responsáveis pelo projeto.

    Conforme a enfermeira, os reeducandos que fazem a função de agentes de saúde são como os seus olhos dentro do presídio cotidianamente, pois convivem com os reeducandos dentro das celas.

    “Eles também nos trazem informações sobre condições de higiene, limpeza, estado vacinal, então com essas informações conseguimos trabalhar melhor, trazer uma condição melhor de saúde para esses presos”, cita a enfermeira Cristyane Aparecida, que também coordena o projeto no CRC.

    A enfermeira cita como exemplo de sucesso de atuação do projeto a condição do CRC durante a pandemia, onde não houve nenhum óbito, sendo que os reeducandos que foram capacitados que auxiliaram na orientação sobre a higienização das mãos, roupas, e mesmo da unidade prisional.

    “O projeto vem obtendo resultados positivos, pois além de ressocializar os reeducandos, também contribui com uma melhor condição de saúde desses reeducandos”, finalizou.