Sala da Mulher tem missão de fortalecer decisão e poder feminino

    0
    308

    Criada no dia 5 de março de 2020, por meio da Resolução 3 de fevereiro do mesmo ano, a Sala da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, tem a finalidade de promover políticas públicas, bem como propiciar a interação com a população cuiabana, por intermédio de ações voltadas ao combate de desigualdades e que promovam o acesso de minorias aos seus direitos civis, políticos e sociais, buscando garantir a cidadania plenamente.

    De acordo com a coordenadora Thamires Rondon, o trabalho no espaço tem sido realizado com muita motivação e empenho para que possa melhorar as condições de acesso aos direitos, de garantia para as mulheres e suas famílias.

    “A Sala da Mulher veio com a importante missão de fortalecer as políticas públicas das mulheres na sociedade e nos espaços de decisão e poder, além de implementar ações com papel fundamental de contribuir para a promoção da equidade de gênero e no combate à violência doméstica e familiar. Nós consideramos de extrema relevância o protagonismo feminino, por isso, estamos buscando avançar como uma Sala que seja propositiva e esteja sempre com os olhos atentos, não só a pautas femininas, mas também às voltadas para a criança e ao idoso”, disse Thamires.

    Dentre as atividades praticadas na sala estão: campanhas educativas, rodas de conversas, seminários, empoderamento feminino, além de apoiarem e promoverem eventos de caráter beneficente, como foi com a campanha ‘Cuiabá por Elas’ – que arrecadou absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá.

    “Conseguimos, em menos de um mês, arrecadar mais de cinco mil absorventes. Também desenvolvemos um trabalho de arrecadação de alimentos para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. Elas são assistidas pela ‘Patrulha Maria da Penha’, e, muitas, precisam de ajuda e apoio. Além disso, a Sala da Mulher ajuda na divulgação de leis municipais que garantem os direitos das mulheres”, lembrou.

    No mês de agosto, por exemplo, está sendo trabalhado  a divulgação da Lei Parada Segura, uma lei importante que apesar de estar em vigor há bastante tempo muitas pessoas ainda não tem conhecimento. A lei garante às mulheres o direito de desembarcarem dos transportes coletivos, após às 21h, em qualquer lugar que considerar seguro, desde que mantendo a própria rota do ônibus e em locais que seja possível estacionar para desembarque.

    Outra pauta importante foi a Lei 6.445 de 2019 que garante tratamento odontológico para mulheres grávidas da nossa capital.

    “Nossas atividades durante este ano foram voltadas ao meio social devido a pandemia do coronavírus. As ações foram realizadas obedecendo todas as medidas de biossegurança para garantir a segurança das nossas servidoras, colaboradores e mulheres”, falou.

    Já sobre a campanha de doação de alimentos, o objetivo é atender o maior número possível de famílias chefiadas por mulheres que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social e enfrentam dificuldades diante da pandemia.

    “A nossa campanha tem o nome de ‘Boa ação é doação’ e surgiu após conversas com a primeira-dama do Legislativo, Amabila Camargo, que entendemos que seria necessária essa ação para atender as chefes de famílias”.

    No caso das servidoras do Legislativo, a Sala da Mulher trabalha para ajudar no bem estar das servidoras da Casa. A intenção é trazer elas próximas das campanhas desenvolvidas.

    Em março, no mês das Mulheres, foi elaborada a campanha “Ser Mulher”, que foi 100% produzida por mulheres e divulgada pelas redes sociais da Câmara. No período, foram apresentados depoimentos das servidoras, vereadoras e convidadas que visam motivar outras mulheres a buscarem por empoderamento e luta por direitos.

    “E, no Dia das Mães entregamos a nossas servidoras e colaboradoras uma lembrancinha e aproveitamos esse contato para falar mais sobre a Sala da Mulher”, finalizou.

    Histórico

    A denominação da Sala da Mulher homenageia a vereadora Maria Nazareth Hann, através de projeto da Mesa Diretora que administrou o Parlamento Municipal durante o biênio 2019/2020, da 19ª Legislatura.

    Maria Nazareth Hann ingressou na vida política como vereadora de Cuiabá em 1955, e a partir de então, seguiu uma carreira até hoje inédita no parlamento da cidade, tanto para homens quanto para mulheres, sendo reeleita em mais cinco eleições, encerrando a carreira política em 1982, somando quase três décadas de dedicação à Câmara Municipal.

    A vereadora Maria Nazareth (seu nome político) ainda hoje pode ser colocada como uma das exceções na política mato-grossense, pois ocupou um reduto que, 39 anos após sair de cena, permanece majoritariamente masculino, não só na Capital, mas no estado e por que não, no país.

    Maria Nazareth foi uma parlamentar que se dedicou à política priorizando ações voltadas a temas ligados às pessoas, sobretudo aquelas que estavam à margem e na periferia. A Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, quando do encerramento de sua carreira política, prestando-lhe uma homenagem. Neste ano, a Rede Globo de Televisão também homenageou a vereadora, em referência ao Ano Internacional da Mulher, mostrando sua figura como símbolo de luta da mulher mato-grossense.

    O falecimento da vereadora Maria Nazareth ocorreu no dia 04 de dezembro de 2004, mas seu nome e, principalmente, seu trabalho político, permanecem como um dos maiores destaques desta casa legislativa e da política cuiabana.

    Centro Oeste Popular

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui