terça-feira, maio 18, 2021
HomeDestaqueSubtenente do Corpo de Bombeiros é o primeiro agente a ser imunizado...

Subtenente do Corpo de Bombeiros é o primeiro agente a ser imunizado em Cuiabá

Com 23 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar, o subtenente Joatan Jolar Marques Fontes, de 54 anos, foi o primeiro servidor da Segurança Pública de Cuiabá a ser imunizado contra a Covid-19 na manhã desta sexta-feira (09.04), no Senai da Avenida 15 de Novembro. A primeira dose da Coronavac trouxe alívio ao bombeiro, lotado no 1º Batalhão, que tem parentes acometidos pelo vírus.

“Estou muito feliz, pois estou com problema dessa doença na família, tenho um sobrinho que está internado e a gente espera que daqui para frente não seja só para nós da segurança, mas para todo mundo seja vacinado”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, se disse aliviado com o início da vacinação dos servidores. “Graças a Deus ontem no período da tarde, a Prefeitura de Cuiabá resolveu, por ordem do prefeito Emanuel Pinheiro, retirar as vacinas e era isso justamente o que estávamos pedindo desde as 8 horas, que as vacinas fossem retiradas porque elas estavam à disposição, mas infelizmente ninguém teve autorização do prefeito para retirar essas vacinas e acabou comprometendo todo o dia de ontem, mas hoje está tudo certo porque trouxeram antes do início da vacinação”.

Para esta sexta-feira estão previstas a vacinação dos 1601 servidores das forças de segurança estadual e federal em Cuiabá. Os horários agendados no site da Prefeitura de Cuiabá para os dois dias de imunização foram mantidos, todos para hoje. São seis ilhas de vacinação e cerca de 20 profissionais da Saúde da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Socioeducativo e das Forças Armadas aplicaram as vacinas.

As doses chegaram por volta das 8h30 no Senai em uma van da Secretaria Municipal de Saúde e a imunização iniciou às 9h15.

Na lista, há servidores de 48 a 73 anos. O mais antigo é o delegado Douglas Turíbio Schutze, da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA). A partir da lista, todos esses servidores fizeram o agendamento dos horários no site da Prefeitura de Cuiabá.

Com a chegada de mais doses da vacina, mais servidores serão liberados para ser imunizados e avisados sobre o momento de realizar o cadastro no site da prefeitura da capital. No interior, algumas prefeituras como de Sorriso, Sinop e Rondonópolis já tomaram a iniciativa de vacinar os profissionais da Segurança Pública com a dose própria delas, depois serão ressarcidos com o envio dos imunizantes destinados para estes servidores.

Em Rondonópolis, hoje deve ser concluída a vacinação das forças de segurança pública, por meio do modelo de drive trhu no estádio Luthero Lopes.

“Se cumprir a previsão do cronograma de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde, até o final de abril devemos concluir a vacinação dos servidores da Segurança Pública. É um alívio para nós, pois temos perdido dezenas de servidores para a Covid-19. A quantidade de mortes este ano está assustadora”, comentou o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Mortes na Sesp

Dentre as forças de segurança pública estadual, os casos de mortes, confirmados da doença e os afastamentos tiveram uma explosão nos três primeiros meses do ano, se comparados do início da pandemia em março de 2020 até dezembro.

O número de casos confirmados aumentou 106%, quanto aos afastamentos o aumento em 3 meses foi de 78%. Porém o pior cenário se deu quanto ao número de óbitos, 185%. Até dezembro 14 policiais morreram de Covid-19, agora são 40 e os dados são de 7 de abril. Somente nesta sexta-feira (09.04) houve registro da morte de um policial penal.

Os dados sobre a Covid-19 nos servidores da Segurança Pública incluindo feriado de 8 de abril e do fim de semana devem ser divulgados na terça-feira (13).

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments