‘Tio Barnabé’ do ‘Sítio no Pica-Pau Amarelo’ espera por transplante

    0
    251

    Marie Claire

    Há nove meses, o ator João Acaiabe vem passando por sessões de hemodiálise em um hospital de São Paulo. Diagnosticado com insuficência renal, ele revelou nesta segunda-feira (21) que está na fila por um transplante de rim.

    “Estou na fila, mas eu não sabia que há uma quantidade de pessoas. Não tem previsão, tem que ter muita paciência”, disse ele em participação no programa Balanço Geral. “Emagreci bastante, perdi uns 25 ou 30 (quilos)”, conta o ator. A perda de peso é consequência da dieta restrita após o diagnóstico.

    Aos 76 anos, o ator admite que evitou começar a hemodiálise. “Eu queria conhecer a África, viajar para outros países. Eu trabalho, queria fazer outras coisas”, falou. Os trabalhos, aliás, caíram com a pandemia do coronavírus. Ele teve uma queda de 80% em sua renda.

    “Eu sou contator de histórias e agora é de uma importância incrível pra mim. Eu sou ator, meu setor vai demorar o maior tempo pra voltar e eu também não quero expor as pessoas”, explica. O ator ainda faz um apelo para incentivar a doação de órgãos. “É uma coisa importantíssima e tem que fazer (se declarar doador) em vida, porque a família não sabe depois como agir”.

    Acaiabe iniciou sua carreira artística ainda na adolescência e já fez diversos trabalhos na TV, como o Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo, exibido de 2001 a 2006 na Globo, Eterna Magia, em 2007, e Segundo Sol, em 2018. ele também ficou conhecido por interpretar o chefe Chico no remake da novela Chiquititas, do SBT. O ator também tem longa carreira no cinema. Seu trabalho mais recente foi dando voz ao Rafiki na versão live action de O Rei Leão.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui