Novos alunos entram pelo portão da EsPCEX

    0
    407

    Presidente participa da cerimônia de ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército

    Em Campinas (SP), o Presidente Jair Bolsonaro acompanhou, neste sábado (20), as cerimônias de entrada de novos alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) e de entrega das boinas aos estudantes.

    A abertura dos portões tem o simbolismo de marcar o início da jornada dos estudantes na instituição que é responsável por iniciar a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro, preparando o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras.

    No interior da instituição, o Presidente Bolsonaro assistiu ao desfile de tropas. Um pouco mais tarde, com os alunos já vestidos com o uniforme militar de estampa camuflada do Exército, houve a cerimônia de entrega das boinas azul-ferrete, utilizadas pelos estudantes das escolas de formação da Força. O item foi entregue a eles por um padrinho ou madrinha escolhido entre familiares e amigos. Uma das futuras cadetes recebeu a boina do Presidente Jair Bolsonaro.

    Em discurso, o Presidente lembrou que um dia também ingressou na concorrida EsPCEX. “Essa escola marcará para sempre a vida de cada um de vocês. A grande parte, quase totalidade, seguirá a carreira das armas e nós precisamos de bons homens, boas mulheres, profissionais para nos substituir no futuro. Tenho certeza, pelo padrão dessa escola, assim como pelo padrão da Academia Militar das Agulhas Negras, esse objetivo nós alcançaremos.”

    “Vocês aprenderão, brevemente, que missão não se escolhe nem se discute, se cumpre. E tudo é possível pela Pátria, até mesmo o sacrifício da própria vida”, acrescentou o Presidente.

    O ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército é feito por seleção em concurso público para jovens do sexo masculino e feminino que tenham concluído o ensino médio. Para o ano de 2021, foram oferecidas 440 vagas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres.

    EsPCEX
    A Escola Preparatória de Cadetes do Exército se destina a promover o primeiro dos cinco anos do Curso de Formação de Oficiais da Linha de Ensino Militar Bélico, na modalidade presencial e em regime de internato.

    Ao concluir o ano letivo, os alunos da EsPCEX prosseguem no Curso na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), onde continuarão a formação militar por mais quatro anos, quando serão declarados Aspirantes a oficial do Exército.

    Foto: Isac Nóbrega e José Dias/PR
    Fonte: Planalto

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui