Prefeitura e empresários são alvos de operação

    0
    226

    Redação

    A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação Padrino, com o objetivo de combater fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em Araputanga (a 337 km de Cuiabá). Os policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão na prefeitura, em empresas e residências do município. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres (218 km da Capital).

    A operação teve início a partir de uma denúncia recebida na promotoria de Araputanga. Na ação de hoje, a PF visa angariar provas relacionadas aos crimes cometidos, além de apurar a participação de servidores públicos, contratados e empresários no esquema criminoso.

    As investigações apontam que a empresa de um servidor foi subcontratada de forma ilegal por pessoa jurídica vencedora de licitações no município. A ação evidencia o direcionamento e o favorecimento pessoal dos envolvidos, além de demonstrar vínculos de intimidade entre os sócios das empresas vencedoras e os agentes públicos.

    A PF ainda apura a emissão de notas fiscais “frias” pelas pessoas jurídicas e a consequente inexecução dos serviços.

    O nome da operação é uma referência à palavra italiana “padrino” (padrinho em português), uma alusão ao fato de o principal investigado apadrinhar seus conhecidos em cargos-chave na prefeitura. A prática facilitava os delitos, beneficiando apadrinhados e terceiros em prejuízo de toda a comunidade.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui