O vereador Dilemário Alencar (Podemos) afirmou, mesta quinta-feira (2), que recebeu com “espanto” a noticia de que a vereadora Edna Sampaio (PT) demitiu uma servidora grávida de seu gabinete.
“Por mais que a vereadora Edna tente explicar que a demissão não foi ilegal, no fundo ela sabe que errou feio, pois não é ético e moral demitir uma mulher gestante. A vereadora, como agente público, passou um indicativo muito ruim para a sociedade. Imagina se vira moda o patrão se arvorar do direito da indenização e demitir toda funcionária que ficar sabendo que está gravida?”, questionou.
O vereador disse que Edna, ao invés de fazer a Câmara Municipal usar dinheiro público para pagar uma indenização de mais de R$ 70 mil, deveria ter feito o contrário, apoiado e acolhido a servidora.
“Ela deveria ter agido dentro do espirito da lei que dá estabilidade à mulher gestante. Como não teve esse desprendimento, sugiro que ela coloque a mão na consciência e ressarça os mais de R$ 70 mil que a Câmara pagou de indenização. É o mínimo que ela deveria fazer, pois a indenização só ocorreu por culpa exclusiva da vereadora, que demitiu uma mulher gestante”.
“Ela trabalhou no gabinete da Edna menos de quatro meses. Foi contratada em 12/09/2022, mas em 02/01/2023, ao dar conhecimento à vereadora que estava grávida, foi demitida”, disse.
“Flagrantemente a vereadora Edna Sampaio cometeu ato imoral e injusto. Com isso atacou todas as mulheres. Defendo que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar deva ser provocada contra essa atitude. Entretanto, não penso representar a vereadora neste momento, visto que ela mais vez vai se posar de vitima, e falar que eu estou a perseguindo, como é peculiar o seu comportamento”, disse.
“Não respeita nada”
A vereadora rebateu o colega: “O senhor não respeita as mulheres, assim como as instituições, o senhor não respeita nada. Acho que não tenho que me justificar à sua plateia de gente querendo sangue, sempre pronta a destruir qualquer moral, pois você não se preocupa com isso”, disse.
“Acho incrível que você, um homem que não defende qualquer pauta de respeito às instituições, defende o golpe, que não teve coragem de ir à Brasília junto com seus aliados, vir aqui como homem branco que é, já me ofendeu e agrediu aqui, cobrar qualquer postura minha que nem de longe pode se comparar com a sua atitude de oportunista e covarde”, disse.
Midia News