A Missão Internacional do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) prossegue, nesta sexta-feira (10) com uma reunião com integrantes do Grupo de Robótica Agrícola da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida (Norwegian University of Life Sciences – NMBU), uma instituição pública de ensino superior, com instalações na cidade de Ås, no sudeste da Noruega.
O reitor Julio César dos Santos apresentará a estrutura e capilaridade do IFMT e o projeto de implantação do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica de Mato Grosso em busca de parceria para a concretização dessa iniciativa. Também participam da reunião, a delegação de pró-reitores, diretores-gerais dos 19 campi e representantes do governo do Estado de Mato Grosso e do Senado Federal.
As principais áreas de pesquisa do grupo, composto por cerca de 30 pesquisadores, professores e engenheiros da Faculdade de Ciências e Tecnologia (REALTEK) vão desde a semeadura de precisão autônoma até a capina e colheita. O grupo é conhecido, principalmente, por desenvolver o robô agrícola autônomo Thorvald. A equipe também desenvolve ferramentas e implementos agrícolas utilizados em todas as etapas da operação no campo.
O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia REALTEK-NMBU e membro do grupo de robótica da NMBU, Antonio Candea Leite, adiantou que o evento, amanhã, “reunirá, durante todo o dia, duas instituições de ensino superior, da Noruega e do Brasil, a NMBU e o IFMT, para discutir desafios e oportunidades de colaboração futura em áreas de pesquisa de interesse mútuo, por exemplo, agricultura de precisão e digital”.
Na avaliação do docente, esta parceria entre NMBU e IFMT, que também incluirá outras instituições do estado de Mato Grosso, “pode ser uma iniciativa pioneira, para uma cooperação internacional de destaque baseada em projetos conjuntos que apoiem sinergias entre Educação, Pesquisa, Inovação e Mobilidade, em direção a um sistema produtivo mais eficiente e sustentável para a agricultura, a pecuária e a piscicultura em ambos os países.”
O Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de MT
Uma vez implantado e em funcionamento, o Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada de Mato Grosso possibilitará a qualificação profissional nas áreas de robótica aplicada e desenvolvimento de softwares; o desenvolvimento de soluções tecnológicas para atendimento às necessidades da agricultura, indústria e serviços, além de fortalecer e ampliar o ecossistema estadual de inovação, o desenvolvimento de softwares para atendimento às necessidades do setor público e privado e apoiar a criação de novos empreendimentos inovadores, startups, spin-offs e empresas de base tecnológica.
IFMT