O Governo do Estado desenvolveu uma plataforma digital de relacionamento com o cidadão que reúne, em um só local, as informações sobre todos os serviços ofertados pelos órgãos públicos, tornando o acesso mais simples, ágil e fácil. O novo portal está em fase de transição e nele o cidadão encontra uma Carta de Serviços Públicos ao Usuário com orientações sobre mais de 570 serviços ofertados.
A Carta de Serviços ao Usuário é uma espécie de cardápio onde os órgãos públicos adicionam suas informações e listam os serviços por eles prestados. Além do novo Portal do Governo, ela também estará disponível no aplicativo MT Cidadão. Para facilitar a busca, os serviços foram categorizados por público-alvo, órgão prestador e por área.
Ao selecionar o serviço desejado, o usuário encontra todas as informações que precisa saber para ser atendido: o que é, quem pode utilizar, pré-requisitos de solicitação, etapas de realização, documentos necessários, formas de acesso alternativas, valor, prazos estimados e formulários. No rodapé de cada serviço, é possível ainda avaliar se as orientações foram úteis, contribuindo para o aperfeiçoamento do canal.
Na carta de serviços ao usuário, o cidadão encontrará mais informações sobre todos os serviços ofertados pelo Estado, bem como a forma de acessá-los e os padrões de qualidade e de atendimento que deve esperar.
Criado nos mesmos moldes do projeto executado pelo governo federal (gov.br), inspirado por iniciativas semelhantes no Reino Unido, México e Uruguai, o usuário precisará de uma só conta de cadastro, que é o seu MT Login, já utilizado pelos aplicativos MT Cidadão e Nota MT para ter acesso personalizado à plataforma, podendo inclusive também utilizar o mesmo acesso criado para o portal federal (Gov.br).
Por meio do portal, o cidadão poderá ainda avaliar os serviços públicos, fazer denúncias, sugestões e elogios, e terá acesso a uma galeria de aplicativos móveis do governo, disponíveis nos sistemas iOS e Android, podendo baixá-los nas lojas virtuais a fim de economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários para receber atendimento público.
Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a Carta de Serviços ao Usuário é um facilitador para quem busca os serviços do Estado. “O objetivo é apresentar toda a gama de serviços do Governo e indicar, de forma clara e objetiva, o passo a passo necessário para realizá-los. O cidadão não precisará mais entrar nos sites de cada secretaria para procurar essas informações. Tudo o que ele precisa saber estará presente em um só endereço”, destacou.
A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Gestão e Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI), sob a orientação do Sistema de Governança Digital do Governo de MT, e permanecerá em constante evolução para que novos serviços sejam relacionados, transformados digitalmente e acessados com mais facilidade pela população.
“Utilizar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão faz parte da missão da MTI, e esta entrega além de cumprir obrigações legais contribui de forma prática para que o cidadão tenha uma melhor experiência na sua relação com o Governo”, ressaltou Cleberson Gomes, presidente-interino da MTI.