A valorização da cultura indígena tem ganhado destaque nos últimos anos, e em Poxoréu, Mato Grosso, o projeto “Pibuiwena” surge como mais uma iniciativa de preservação e valorização da cultura Xavante.
O projeto é coordenado pela professora Carmen Ester Lenz, que conta com a colaboração de um grupo de artesãs da etnia Xavante domiciliadas na área urbana do município. O objetivo é auxiliar as famílias indígenas na divulgação e comercialização das suas artes, além de buscar apoio para dar sequência ao projeto.
Parte da renda adquirida com a venda das peças é revertida para as famílias indígenas, enquanto a outra parte é utilizada para aquisição de materiais e para dar continuidade ao projeto. Atualmente, as vendas ainda caminham em passos lentos, mas a equipe do projeto busca por meio das redes sociais e amostras culturais divulgar a arte indígena com o intuito de preservar a cultura e tradição Xavante.
O nome do projeto, “Pibuiwena”, significa preservar e cuidar bem no idioma Xavante, e essa é a essência do trabalho realizado pelas artesãs. Cada peça produzida é única e carrega consigo a história e a cultura do povo Xavante.
Adquirir uma peça de artesanato produzida pelo projeto “Pibuiwena” é uma forma de contribuir com a renda das famílias indígenas e de valorizar a cultura e a tradição Xavante. A iniciativa é uma forma de promover a inclusão social e de garantir a perpetuação de um patrimônio cultural que faz parte da história do Brasil.
Contato Carmen :(66) 99654-0032