Indígenas ocupam prédio do Dsei e cobram nomeação de coordenador

0

Lideranças indígenas ocuparam o prédio do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (24). O grupo cobra a nomeação de um coordenador do Dsei.De acordo com a lideranças, o Distrito, que atende 10 povos indígenas, está sem coordenador há mais de três meses.

Segundo Tupy Myky, liderança do povo Myky, a falta de coordenador tem afetado os indígenas que estão nas aldeias.

“Pedimos que isso seja resolvido o mais rápido possível, para que possamos dar continuidade aos trabalhos, porque a base está sofrendo, está faltando medicamento por falta de chefia. O combustível dos veículos, que atendem as comunidades, não chega até o final do mês. Muitas obras de saneamento e contratos estão parados”, disse Tupy.

Indicação de coordenador

De acordo com Tupy, as lideranças de Mato Grosso indicaram o nome do indígena José Ângelo Nambiquara para assumir ao cargo, mas o processo está parado.

“Esse processo vem se prolongado há mais de três meses. As lideranças já fizeram vários documentos e indicaram o nome do José Ângelo Nambiquara, que é cirurgião dentista. Ele tem currículo e perfil para assumir o Dsei. Mas, infelizmente, o processo está parado”, afirmou.

O Primeira Página entrou em contato com a Fepoimt (Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso) e a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), que é responsável pelo Dsei, mas até a publicação da matéria não obteve retorno.

Primeira Página

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui