Janaina sobre Cattani: “Isso não vai passar em branco; precisa ter uma punição”

0

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou que pretende se posicionar com imparcialidade no julgamento para apurar suposta quebra de decoro parlamentar por parte do deputado Gilberto Cattani (PL) que comparou mulheres a vacas em declarações recentes, na Comissão de Ética.

Para Janaina, o caso não pode passar em branco e apenas um pedido de desculpas não basta. “A gente tem que ir para essa comissão sabendo que algo precisa ser feito, que seja algo pedagógico, para que não aconteça novamente. Eu acredito que precisa ter alguma punição, sim. Então, isso não vai passar em branco, até porque o que nós queremos fazer é demonstrar que a Assembleia Legislativa já virou essa página, que não cabe mais preconceito com relação a mulher, discriminação, misoginia”, afirma.

“Mas ao menos ter alguma decisão que seja pedagógica nesse sentido para que não haja mais. Porque não dá para você ser nesses casos muito brando, porque: ‘Ah, só um pedido de desculpas e acabou o problema’. Não dá para você fazer isso senão acontece de novo. A gente sabe que é assim, é assim em tudo”, salientou a deputada.

A polêmica começou quando Cattani fez uma declaração contra o aborto e comparou a gravidez humana à gestação de uma vaca. Em seguida, postou um vídeo dele com a esposa mugindo. Diante do bombardeio de críticas, o deputado decidiu publicar um outro vídeo pedindo desculpas às vacas pela comparação com feministas.

Depois, Cattani publicou um vídeo em que pede desculpa às mulheres “decentes”, que porventura tenham se ofendido com suas falas.

Ainda para Janaina Riva, a comissão deve agir com imparcialidade, independe se o deputado é de esquerda ou direita.

“Para a gente não tem distinção se ela é de esquerda, de direita, para a gente pouca coisa importa. Para a Assembleia a representatividade é de todos os cidadãos do estado. Qualquer cidadão que se sentir ofendido por uma fala de um deputado, qualquer que seja o deputado, ele tem o direito de acionar a Assembleia e a Assembleia faz a análise”, salienta.

Repórter MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui