Banco Central sinaliza corte na taxa selic em meio à queda da inflação e metas definidas

0
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

Taxa Selic: Primeira Redução em Três Anos As atenções se voltam para Brasília nesta terça-feira (1º) quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) dará início à sua quinta reunião anual. O principal ponto da agenda é a definição da taxa básica de juros, a Selic. Após um período de três anos sem cortes, o Comitê parece estar pronto para diminuir a taxa Selic, que hoje se encontra em 13,75% ao ano.

Inflação: Indicadores em Queda A decisão do Copom deve ser influenciada pela queda notável da inflação nos últimos meses. Segundo dados do boletim Focus, a inflação para 2023, antes projetada em 4,9%, agora é estimada em 4,84%. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou deflação de 0,08% – a primeira em nove meses.

Meta de Inflação: Visão do Banco Central No que diz respeito à meta de inflação, o Conselho Monetário Nacional estabeleceu o objetivo para 2023 em 3,25%. Esse objetivo, cujos limites de tolerância vão de 1,75% a 4,75%, serve como norte para as decisões tomadas pelo BC sobre a taxa Selic.

As decisões que virão dessa reunião do Copom terão um grande impacto no ritmo da economia brasileira. Um corte na taxa Selic pode resultar em crédito mais barato, estimulando a produção e o consumo. No entanto, todas as atenções permanecem voltadas para os dados da inflação e a meta estabelecida pelo BC. A reunião deste mês servirá como uma oportunidade para o Banco Central redirecionar a economia brasileira em meio à recente desaceleração da inflação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui