Rinovírus Causa Alta em Casos de SRAG em Crianças, Alerta Fiocruz

0
Castelo Mourisco, sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos.

Mesmo diante de um cenário de queda nas ocorrências de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um alerta sobre a persistência de altos índices de infecções por rinovírus em crianças. As faixas etárias mais atingidas são de 2 a 4 anos e de 5 a 14 anos. Esta informação foi apresentada no Boletim InfoGripe nesta quarta-feira (23).

De acordo com o estudo, no período de 13 a 19 de agosto, a alta nas infecções pelo rinovírus foi notavelmente mais expressiva em estados como Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Por outro lado, o boletim reforçou a tendência de decréscimo ou estabilização em números baixos para os casos de SRAG relacionados à covid-19. Contudo, vale ressaltar que, na última semana, o Brasil identificou seu primeiro caso da variante EG.5, que está ligada ao crescimento de infecções por covid-19 em muitos países.

Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressaltou a importância da vacinação contra o SARS-CoV-2, mesmo com o término do estado de emergência sanitária ocasionado pela covid-19 no país. Ele enfatizou: “A vacinação segue como fortemente recomendada. É imperativo que aproveitemos a disponibilidade das vacinas para gripe e covid-19 nos centros de saúde. Elas são gratuitas e mantêm sua eficácia, especialmente contra formas graves da doença, funcionando como escudo em caso de uma possível nova onda do vírus.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui