Em um gesto decisivo, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e membro do partido União Brasil, exonerou José Joaquim de Souza Filho, mais conhecido como Baiano Filho, do cargo de assessor parlamentar da Mesa Diretora. A demissão foi anunciada em uma nota à imprensa na manhã desta segunda-feira (28), após o ex-deputado ser preso por ato de violência doméstica contra sua esposa.
O incidente ocorreu na madrugada de domingo (27) na cidade de Confresa. Baiano Filho foi detido em flagrante pela Polícia Militar e liberado após prestar depoimento à autoridade policial local. De acordo com informações do Portal Transparência, o ex-parlamentar recebia um salário de R$ 7,1 mil pela sua função na Assembleia.
Botelho expressou seu repúdio ao comportamento de seu ex-assessor. “A ação do ex-deputado contraria frontalmente a política de combate à violência contra a mulher que temos fomentado no Legislativo estadual. Estamos comprometidos em erradicar não apenas a violência de gênero, mas também outras formas de preconceito que têm ceifado vidas em nosso estado”, afirmou o presidente da ALMT.
Vale lembrar que esta não é a primeira iniciativa de Botelho na luta contra a violência de gênero. Na sessão plenária de 16 de agosto, ele apresentou um requerimento pedindo aos membros do Congresso Nacional mais atenção e empenho na criação de leis que apliquem penalidades mais rígidas contra agressores de mulheres, em todos os ambientes, para que sejam devidamente punidos.
Baiano Filho havia sido nomeado assessor da Presidência da ALMT em maio deste ano. Sua demissão ecoa como um forte sinal do comprometimento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em manter padrões éticos e morais, particularmente no que tange à luta contra a violência às mulheres.
Peterson Prestes
Veja a nota completa:
NOTA
Assembleia de MT repudia violência contra a mulher
O deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, decide exonerar do cargo de assessor parlamentar da Mesa Diretora desta Casa de Lei, o ex-deputado estadual José Joaquim de Souza Filho, conhecido como “Baiano Filho, na manhã desta segunda-feira (28), pelo flagrante ato de violência doméstica contra a sua esposa, cometido na madrugada deste domingo (27), em Confresa.
“A ação do ex-deputado vem totalmente em desencontro com a política de enfrentamento de violência contra a mulher defendida e realizada pelo Parlamento Estadual. Na Assembleia lutamos para o fim da violência contra a mulher. Acredito que juntos consigamos pôr fim no machismo endêmico e outras formas de preconceitos que assolam a sociedade atual e vem tirando vidas em Mato Grosso”, afirmou o deputado e presidente da Assembleia, Eduardo Botelho.
Na sessão plenária do último dia 16, o deputado Botelho também apresentou um requerimento solicitando mais atenção e empenhos dos parlamentares federais, para elaboração de projetos de leis com sanções mais severas no combate à violência contra as mulheres, em quaisquer ambientes, para que os agressores sejam devidamente punidos.
(Com informações da assessoria)