Comissão de ética da ALMT analisa conduta polêmica de deputado Gilberto Cattani

0

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) deverá divulgar em breve seu parecer sobre as investigações envolvendo o deputado estadual Gilberto Cattani (PL). Ele é acusado de quebra de decoro parlamentar após fazer comentários controversos em uma audiência pública sobre a criminalização do aborto. A denúncia foi apresentada pela seccional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Defensoria Pública do Estado.

Contextualização do Caso

Em um episódio que ganhou grande notoriedade, Cattani comparou a gestação de mulheres com as de vacas durante a audiência. Ele aprofundou a crise ao gravar um vídeo pedindo desculpas, não às mulheres, mas às vacas por compará-las com mulheres feministas. A situação se tornou ainda mais delicada quando veio a público um vídeo de sua esposa “mugindo”. No pico da controvérsia, o deputado ofereceu um pedido de desculpas direcionado às mulheres “decentes” que poderiam ter se sentido ofendidas por suas declarações.

Prazo de Defesa e Deliberações da Comissão

Cattani teve um período de cinco sessões legislativas para apresentar sua defesa, a qual foi apresentada no início da última semana. Até o momento, a Comissão de Ética se reuniu apenas duas vezes para tratar do caso.

Entre as penalidades estipuladas pelo Regimento Interno da Assembleia, encontra-se a cassação do mandato do parlamentar, considerada a sanção mais severa.

Opiniões Divididas sobre a Penalização

Max Russi, o corregedor da Comissão de Ética, afirmou que a cassação seria uma punição extremamente dura. “Para qualquer parlamentar, a cassação é um instrumento muito duro. O voto popular tem que ser valorizado”, disse Russi. A expectativa é que a penalidade máxima não seja aplicada, mas outras formas de reprimenda ainda estão em discussão.

O caso põe em evidência questões críticas sobre ética e representação parlamentar, especialmente porque as declarações do deputado foram vistas como ofensivas e desrespeitosas a um grupo significativo da sociedade. Com o parecer da Comissão de Ética iminente, olhos de todo o estado estão voltados para a ALMT, ansiosos para ver como a casa legislativa irá lidar com um caso que claramente ultrapassa os limites do decoro parlamentar.

Peterson Prestes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui