domingo, janeiro 12, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEsporteTranstornos psiquiátricos e psicológicos que afetam relacionamentos

Transtornos psiquiátricos e psicológicos que afetam relacionamentos

Entrevista com Dr. Gleisson Libardi, Psiquiatra


Os transtornos psiquiátricos e psicológicos sempre estiveram entre nós, mas o quão impactante eles são em nossas relações? Dr. Gleisson Libardi nos orienta sobre este tema.

Quais são os transtornos que mais afetam as relações? Segundo Dr. Libardi, “todos os transtornos, em algum grau, afetam a relação entre os indivíduos”. No entanto, os transtornos de personalidade são destacados como os mais prejudiciais.

Sintomas e manifestações Dr. Libardi descreve os transtornos de personalidade dividindo-os em três clusters. Enquanto o Cluster A é marcado por rigidez e intransigência, causando isolamento e relações distantes, o Cluster C é caracterizado por timidez, insegurança e baixa autoestima. Já o Cluster B tem indivíduos com maior habilidade social, mas com forte necessidade de reconhecimento e reações intensas a desvalorização.

Desafios para os próximos O principal desafio é a informação. Conhecer e entender o transtorno é o primeiro passo para a solução. A ajuda de profissionais da área é fundamental.

Tratamento e terapia “A abordagem terapêutica precisa ser individualizada”, afirma o Dr. Libardi, ressaltando a importância de ambos os profissionais, psiquiatras e psicólogos, no tratamento.

Estigma social Dr. Libardi é enfático ao dizer que a ausência de políticas públicas de prevenção, principalmente voltadas às crianças e adolescentes, é a maior causa do aumento dos casos.

Histórias de sucesso O autoconhecimento, segundo o psiquiatra, é o segredo para administrar os prejuízos e focar em atividades produtivas.

Recursos e apoios disponíveis A orientação através de um profissional qualificado é essencial. Estratégias específicas devem ser definidas para cada indivíduo, e a abordagem pode variar desde medicamentos até terapias alternativas.

Abordagem colaborativa “O diálogo e o entendimento mútuo geram harmonia e bem-estar na relação”, diz o Dr. Libardi, ressaltando a necessidade de envolver familiares e parceiros no tratamento.

Por Peter Prestes

 

Gleison Oscar Libardi, Psiquiatra membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Perito oficial médico legista do estado de mato grosso, CRM-MT 7017 RQE 5445.

Contato whatssap: (65) 9 9253 5723

 

Entre no grupo da VTNEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_img

RECENTES

Comentários recentes