terça-feira, dezembro 24, 2024
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Procon-MT Alerta Sobre Golpes Usando o Nome do Órgão em Mensagens Falsas

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), ligada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), emitiu um alerta esta semana a respeito de tentativas de golpes com mensagens fraudulentas enviadas em nome da entidade.

Tais mensagens, disseminadas por meio de e-mails, SMS ou WhatsApp, direcionam o usuário para links enganosos. Estes links, ao serem acessados, podem danificar sistemas, comprometer redes de computadores e expor dados pessoais dos usuários.

Márcia Santos, secretária adjunta do Procon-MT, esclarece que essa modalidade de golpe não é um incidente isolado no estado do Mato Grosso. “Esse tipo de golpe tem ocorrido em todo o país e diversos Procons já alertaram seus cidadãos”, afirma. Na última semana, o órgão mato-grossense recebeu novas denúncias acerca dessa prática.

Detalhes do Golpe:

As mensagens maliciosas seguem um padrão já detectado em comunicações similares enviadas entre os meses de junho e agosto deste ano. Nelas, o consumidor é informado sobre uma suposta abertura de reclamação contra uma empresa e é solicitado a comparecer ao Procon para resolução. Além disso, os comunicados fraudulentos apresentam números fictícios de processos e protocolos, fornecendo links falsos para que o usuário acesse mais informações sobre a suposta queixa.

Uma das principais recomendações de Santos é a atenção aos links fornecidos: “O Procon-MT não encaminha links para consultas de processos em andamento”. Ela aconselha os consumidores a sempre verificar as informações do remetente, evitando abrir as mensagens suspeitas e não clicando nos links providos.

Como Proceder e Onde Buscar Informações:

Em caso de incertezas, os cidadãos devem entrar em contato direto com o Procon-MT. A comunicação pode ser feita enviando uma mensagem de texto pelo WhatsApp no número (65) 99228-3098.

Ressalta-se que todas as comunicações oficiais destinadas a consumidores e fornecedores são realizadas pelo sistema ProConsumidor (com domínio @proconsumidor.mj.gov.br) ou pelo e-mail procon.processo@setasc.mt.gov.br. Outros canais de interação incluem o WhatsApp, já mencionado, e correspondências tradicionais enviadas via Correios.

Peter Paulo 

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