Novo programa visa manter alunos de baixa renda no ensino médio com bolsa e poupança

0
Brasília, (DF) – O ministro da Educação, Camilo Pena, participa, da cerimônia de lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Foto Valter Campanato/Agência Brasil.

O governo federal está em fase final de elaboração de um programa que beneficiará estudantes de baixa renda do ensino médio com uma bolsa de permanência escolar e uma poupança que poderá ser sacada ao finalizar essa etapa da educação. A iniciativa foi anunciada ontem (26) pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa.

O valor da bolsa e da poupança ainda não foi divulgado. No entanto, Santana destacou que o CadÚnico e o programa Bolsa Família serão utilizados em conjunto com o Censo Escolar do Inep para determinar os beneficiários. Ele ressaltou a necessidade de medidas assim, já que cerca de 7% dos estudantes abandonam o ensino médio, uma taxa que o governo busca reduzir com este novo programa.

O objetivo do auxílio mensal é auxiliar nas despesas diárias dos estudantes, enquanto a poupança será uma forma de incentivo para que concluam o ensino médio e tenham um recurso para projetos futuros, como abrir um negócio ou financiar estudos superiores. Em ambos os casos, serão exigidos compromissos dos beneficiados, como a manutenção da frequência escolar e aprovação nas disciplinas.

Em outra frente de atuação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o decreto da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, com o objetivo de expandir a conexão de banda larga para todas as escolas públicas até 2026. O investimento previsto é de R$ 6,5 bilhões, oriundos do Novo PAC.

Atualmente, milhares de escolas enfrentam problemas de infraestrutura, desde a falta de conexão à internet até a ausência de energia elétrica. O novo programa visa abordar essas deficiências, com especial atenção às regiões Norte e Nordeste, onde a maior parte das escolas sem infraestrutura está localizada.

Além de garantir a conectividade, o plano também tem a intenção de fornecer equipamentos, como tablets e computadores, e promover a cidadania digital, melhorando os recursos educacionais e a qualidade do ensino. Uma novidade adicional é que o programa também levará acesso à internet a unidades básicas de saúde nas proximidades das escolas.

Peter Paulo 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui