Operação Iterum: 18ª ação contra corrupção na Prefeitura de Cuiabá destaca problemas na Saúde

0

A Polícia Federal, nesta quarta-feira (4), deflagrou a Operação Iterum, dando mais um passo nas investigações sobre práticas de corrupção na Prefeitura de Cuiabá. Essa é a 18ª ação policial focada na gestão municipal, sendo que 14 dessas operações concentraram-se na pasta da Saúde.

O período investigado, de 2017 a 2022, corresponde à administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Vale ressaltar que, apesar de a Saúde de Cuiabá estar agora sob gestão do Governo do Estado, devido a uma intervenção, os fatos analisados são anteriores a essa mudança.

As irregularidades detectadas durante as investigações relacionam-se, principalmente, a incongruências e falhas graves na execução de contratos de serviços tecnológicos. Estes contratos, com indícios de desvios, representam um prejuízo de aproximadamente R$ 13 milhões aos cofres públicos.

Os principais alvos da Operação Iterum são três servidores municipais, alguns empresários e indivíduos identificados como potenciais “laranjas”.

A reiteração dessas operações na prefeitura, em especial na pasta da Saúde, levanta questionamentos sobre a gestão e fiscalização dos recursos públicos no município. A população cuiabana aguarda desdobramentos destas investigações, na esperança de maior transparência e responsabilização dos envolvidos.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui