O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (9) a lista definitiva dos profissionais médicos aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira 2023, conhecido como Revalida. O anúncio oficial foi feito por meio do Diário Oficial da União
Dos 1.913 médicos que se inscreveram para a etapa prática do exame, 930 foram aprovados após concluir com sucesso todas as etapas exigidas, incluindo a prova de habilidade clínica e a apresentação dos documentos necessários para a revalidação de seus diplomas por uma universidade brasileira.
O Revalida é dividido em duas fases: a primeira, composta por provas teóricas (objetiva e discursiva); e a segunda, uma avaliação prática em que os candidatos são submetidos a dez estações avaliativas, tendo que demonstrar um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). O objetivo das avaliações é mensurar as habilidades e conhecimentos dos médicos, alinhados aos princípios e demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o exame, são analisadas competências em cinco especialidades médicas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade.
Este ano, as avaliações práticas foram realizadas em diversas cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Salvador, São Luís e Uberlândia.
O Revalida, concebido de acordo com a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, normativas associadas e legislação profissional do Brasil, é fundamental para médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no país.
O Inep também informou que uma lista separada, contendo os nomes dos profissionais aprovados por meio de intervenção judicial, será divulgada em uma data posterior.
Peter Paulo