No último sábado (28), em um triste episódio, o 2º sargento da Polícia Militar, Ruidalvo Alves de Almeida, foi encontrado morto em sua chácara na comunidade Paraíso do Manso, em Chapada dos Guimarães. Segundo informações apuradas, Ruidalvo, que estava na Reserva Remunerada desde 2014, enfrentava quadro de depressão e acabou optando pelo suicídio.
Este caso não é isolado. Uma semana antes, no domingo (22), o investigador da Polícia Civil, Anderson Lauro Ferreira, de 46 anos, também tirou a própria vida dentro da delegacia de Lucas de Rio Verde. No mesmo dia, em São José do Rio Claro, o sargento da Polícia Militar, Gabriel Castela, cometeu suicídio. Preocupantemente, no dia anterior, ele havia matado o colega de farda, também sargento da PM, Willian Ferreira, após um desentendimento entre ambos na 8º Companhia Independente da PM da cidade.
A sequência de eventos trágicos lança luz sobre a crescente preocupação com a saúde mental de policiais e outros profissionais da segurança pública. Estes casos reforçam a necessidade de acompanhamento psicológico e programas de apoio para esses profissionais, que frequentemente enfrentam situações de alta tensão e stress em suas rotinas.
Suporte e Prevenção
Em Cuiabá, o Centro de Valorização da Vida (CVV) tem se empenhado no combate ao suicídio, oferecendo apoio a sobreviventes e seus familiares, bem como a parentes de pessoas que cometeram suicídio. Importante ressaltar que as ligações para o número 188 são gratuitas e o canal funciona 24 horas por dia.
O CVV conta com mais de 2.000 voluntários, que realizam mais de um milhão de atendimentos anuais, seja por telefone, presencialmente em um dos 80 postos de atendimento, ou online através do site www.cvv.org.br, disponibilizando chat, Skype e e-mail.
A conscientização sobre a saúde mental e o incentivo à busca de ajuda são fundamentais para evitar mais tragédias. O diálogo aberto sobre depressão e outras questões de saúde mental, aliado ao suporte adequado, pode salvar vidas. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades, não hesite em buscar ajuda.